Presidente João Carlos de Azevedo 1936 e 1937

Compartilhe!

3 curtiram
João Carlos de Azevedo

Nascido em 8 de dezembro de 1899, em uma fazenda de café em Vila Bonfim, Ribeirão Preto, formou-se em Medicina aos 22 anos, mudando-se então para Santos, onde trabalhou em diversos hospitais, chegando a ser diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Participou da revolução de 1932 como médico voluntário para a região de Taubaté.

Ingressou na vida política quando era presidente do Estado de São Paulo Armando de Salles Oliveira. ‘João Português’, como era mais conhecido, tomou posse como vereador em 13 de agosto de 1936, cessando porém o exercício a 10 de novembro de 1937, face à Promulgação da Nova Constituição da República. Em 1948, foi eleito vereador pelo Partido Socialista Brasileiro e chegou à Presidência do legislativo em três gestões (1936, 1937 e 1955).

A história registra que os próprios companheiros reconheciam ser ele um homem honesto, estimado, íntegro e suas gestões, marcadas pela credibilidade. “Nenhum vereador pedia a palavra nas sessões plenárias em que João Carlos de Azevedo presidida sem ter a certeza do que iria dizer”, chegou a comentar Washington Di Giovanni, também vereador e ex-presidente da Câmara, um dos muitos políticos que consideravam João Português “um representante do Legislativo completo, sempre lutando pela grandeza e importância de Santos.

Político singular, destacava-se pela racionalidade e pela frieza no trato dos debates mais exaltados. A imprensa santista registrou que João Carlos “deu ao Legislativo, com sua expressão vigorosa e ática, as mais belas páginas de uma oratória parlamentar objetiva, descarnada e em que a força da palavra chegava acoplada a uma grande autoridade moral”.

Juntamente com Sílvio Fortunato, fundou o Partido Constitucionalista em Santos e o Lions Clube da Cidade.
Como médico, criou o serviço médico escolar e o Pronto Socorro Municipal.

João Carlos faleceu aos 81 anos, em seu sítio na cidade de Mauá, vítima de uma parada cardíaca, deixando viúva Maria do Carmo da Cunha Azevedo, com a qual teve quatro filhos. Seu irmão, José Carlos de Azevedo Jr., também foi figura de destaque em Santos, e seu nome batiza uma escola da rede municipal de ensino.