Presidente Américo Martins dos Santos 1893

Américo Martins dos Santos

Filho de Antônio Martins dos Santos  (Comendador Martins) e Carolina Mariana Galvão Bueno, Américo Martins dos Santos nasceu em Santos a 7 de abril de 1852. Depois de iniciar seus estudos em São Paulo, cursou a Escola Militar no Rio de Janeiro.

Despachante da Alfândega de Santos, Américo Martins foi um dos fundadores do Asilo do Órfão, hoje Associação Casa da Criança. Foi eleito vereador na última Legislatura do Império e reeleito para a primeira da República, tendo exercido o cargo de presidente da Câmara em 1903. Republicano convicto, ocupou posto de destaque entre os que lutavam pelo sistema democrático de governo.

Américo Martins dos Santos, que batiza uma rua próxima à avenida Washington Luis, no Bairro do Boqueirão, faleceu em Santos no dia 23 de setembro de 1931. É seu filho Francisco Martins dos Santos, importante historiógrafo e autor da obra História de Santos.