
Durante á tarde de quarta feira (5), houve uma reunião sobre a segurança no Centro de Santos. A mesa estava composta pelo Secretário de Segurança do Município, Ten. Coronel Sergio Del Bel Júnior, o Responsável Regional pelo Centro histórico, Coronel Trovão, o presidente do 1º Conseg, Bolívar Xavier, o Capitão Azevedo, representando a Polícia Militar e o ouvidor Rivaldo Santos.
A reunião foi aberta ao público, porém eram poucos munícipes e comerciantes locais para representar os erros e os acertos da segurança local. Os poucos que estavam presentes conseguiram debater e colocar seu ponto de vista para a melhoria da região.
De inicio, o Ten. Coronel Sergio Del Bel deixou bem claro que desde o mês maio, a segurança não só no centro da cidade de Santos, como em outros bairros, já melhorou bastante. No total, o mês foi registrado com 60 boletins de ocorrências, 29 suspeitos abordados e 2 furtos em flagrante pela equipe do 6º Batalhão da Polícia Militar.
E que este ano, já estão estudando a possibilidade de contratar empresas terceirizadas para ajudar com a utilização de drones, (veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente) para ajudar no trabalho da Guarda Municipal e da Polícia Militar. "Este equipamento que pode sobrevoar em vários lugares, pode ajudar melhor na segurança da população", afirma o Coronel.
Porém, mesmo com tanta tecnologia, eles ainda contam com a troca de contato entre polícia e munícipe. Seja pessoalmente, por telefone, e-mail e afins, a população precisa ter mais contato com os policiais para denunciar e alertar em que pontos da cidade falta patrulha para a melhoria na segurança. "A presença da comunidade é essencial para fazermos nosso trabalho da melhor forma possível", conta Capitão Azevedo.
Segundo o Capitão, graças a esta troca de contato entre cidadão, policia militar e guarda municipal, desde o mês de maio houve uma redução de 37% de roubos e 27% em furtos. "Tudo isso em troca de contato, passamos em uma rua e a pessoa vem nos alertar onde precisamos passar", acrescenta Capitão Azevedo.
No final da reunião, a mesa abriu para perguntas. Muitos comerciantes elogiaram o trabalho dos componentes da mesa e que estão vendo melhoria no Centro de Santos. Mas, a grande maioria de que têm estabelecimento na área, ainda está receosa de ficar aberto até tarde e sentem medo ao anoitecer.
O dono de um comércio comentou que tem câmeras de segurança em seu estabelecimento e afirma que passa muitas madrugadas acordado assistindo pelo celular o que acontece no local, pois tem medo de ser assaltado e ver o estrago só no dia seguinte.
"Claro que ainda tem muita coisa a ser feita, o elástico já está mais que esticado e não temos mais guardas nem para substituir os que estão entrando de férias. Mas, estamos tentando fazer sempre o nosso melhor e prometo que haverá melhorias no centro. Porém, peço ajuda de vocês (comerciantes) para que a gente continue trocando essas 'figurinhas' e nos avisando em que lugar precisam de nós", comenta Bolívar Xavier, presidente do 1º Conseg (Conselhos de Segurança).
Para o Secretário de Segurança do Município, falta à população se comunicar mais com os policiais e as guardas municipais e conversarem informalmente. "Poderíamos ajudar mais, se a população cooperasse e participasse dessas reuniões, pois sempre vejo os mesmos comerciantes nas nossas reuniões. Quanto mais gente participa, mais o nosso trabalho vai evoluindo", comenta o Ten. Coronel Sergio Del Bel Júnior.
A próxima reunião será dia 26 de julho, às 15h00, na Prefeitura Municipal de Santos, Praça Mauá, s/nº. O evento é aberto ao público.
Gabinete do Vereador Geonísio P. Aguiar (Boquinha) -
Contato: (13) 3211.4179
Assessoria de Imprensa- Sara Hoffmann