População critica gestão municipal em balanço de mandato de vereadora

Participantes apoiaram inciativas da parlamentar

Compartilhe!

1 curtiu
Em torno de 70 pessoas foram à sede da Apeoesp, em Santos, para participar do balanço de100 dias de mandato realizado pela vereadora Telma de Souza (PT). Os participantes apoiaram as iniciativas da parlamentar em benefício da população, mas criticaram fortemente a atual gestão do município.

Nestes 100 dias, a parlamentar focou seu trabalho no combate aos graves problemas da cidade, como o caos na Saúde, o descaso com a Educação, um sistema de transporte caro e inadequado, a desvalorização do Funcionalismo, as enchentes constantes, entre tantos outros.

Ex-prefeita e seis vezes deputada, Telma foi escolhida pelos santistas para voltar ao Legislativo Santista pela terceira vez, o que demonstra a confiança da população em seu trabalho. Em retribuição, a vereadora é uma voz firme em defesa dos interesses da sociedade e das causas populares.

PARTICIPAÇÕES - “É motivo de comemoração para Santos ter a Telma de volta à Câmara. Isso é importante porque, infelizmente, não temos outras Telmas lutando ao lado da população, especialmente em um momento de desmandos na Cidade, o abandono da Zona Noroeste e o uso equivocado da máquina pública. Quando se olha quem está realmente ao lado da população, os 100 dias de mandato da Telma são o contraponto aos 100 dias do atual governo de Santos”, avaliou a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral.

O economista José Pachoal Vaz destacou a participação do mandato de Telma em lutas sociais e trabalhistas, como o apoio à reivindicação de valorização salarial e profissional dos servidores municipais. “A oferta de reajuste zero feita aos servidores contraria o que dizem especialistas renomados em Finanças, como o Rodolfo Amaral. Há possibilidade de reajuste, sim”. Ele sugeriu, ainda, que Telma, por seu histórico no Congresso Nacional, traga para a Câmara Municipal a discussão de temas de abrangência nacional, como o desmonte da Previdência.

Professora de Cultura Brasileira e Artes Plásticas, Beatriz Rota Rossi enalteceu a luta da vereadora pela Cultura Santista e Regional, como no encerramento das atividades das Oficinas Culturais Pagu na Cadeia Velha, para dar lugar a escritórios da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM).  “A Cultura é o que desperta o pensamento crítico das pessoas, mas está havendo um movimento de desrespeito com os artistas, com os lutadores da Cultura”, criticou a professora.

Maria do Rosário Correa Salles Gomes, ex-secretária de Ação Comunitária de Santos, questionou o desmonte silencioso da estrutura e do orçamento da proteção social na cidade e no País. “A Constituição trata da proteção social como um direito e isso está sendo ignorado”.

Elza Pereira dos Santos, que atua em coletivos de mulheres, defendeu a necessidade de maior participação da Prefeitura na obtenção de uma Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar. Para ela, é fundamental haver celeridade na apreciação de casos, para evitar a impunidade sobre a violência na cidade.

Representante do Observatório Santista, entidade independente que fiscaliza as ações do Legislativo e do Executivo municipais, os Moisés Fernandes, parabenizou a vereadora Telma pelo mandato e pediu participação da parlamentar em ações contra a demissão de profissionais de reabilitação e da substituição de funcionário da Prodesan por terceirizados no município. A vereadora agradeceu e explicou que os dois casos são objetos de requerimento, o primeiro já está em tramitação e o segundo, que será lido em sessão.


MANDATO - A vereadora vistoriou os locais de atendimento do município e questionou a Secretaria de Saúde sobre o Hospital dos Estivadores, que ainda não funciona após investimentos públicos de R$ 60 milhões, a precariedade do atendimento da Saúde Mental, a demolição injustificada do Pronto Socorro da Zona Leste, a frequente lotação da UPA 24 Horas, os riscos aos pacientes do Hospital e do PS da Zona Noroeste, entre outros. A situação motivou uma ação de investigação apresentada ao Ministério Público.

A Educação também foi alvo de Telma, que apontou a necessidade de melhorias nas escolas e apresentou um projeto de Educação Integral, que contemple a primeira infância, com o desenvolvimento de todas as habilidades dos estudantes, com fortalecimento dos laços escolares e familiares, equidade de acesso às oportunidades educativas e valorização dos professores. Ela também atuou em defesa das mulheres, contra a violência; e da Cultura, colocando-se contrária ao fim dos cursos na Cadeia Velha e indicando a urgência para a correção de problemas de conservação dos teatros municipais.

Telma ainda apresentou projetos que ampliam o controle social e a participação da população. Entre os exemplos estão o projeto que obriga a realização de audiências públicas antes da Prefeitura autorizar reajustes de tarifas, como a dos ônibus. Outro é a proposta de obrigatoriedade de comprovação de risco e histórico de acidentes para a instalação de radares.

A vereadora ainda atuou fortemente para a fiscalização dos serviços públicos, como os gastos da Administração, o arredondamento irregular das passagens e o apoio à valorização dos servidores. E, por fim, denunciou casos de nepotismo na Prefeitura e a cessão de funcionários pagos pelo governo municipal, mas que trabalham em órgãos de outras cidades e estados.


ASSESSORIA DE IMPRENSA
VEREADORA TELMA DE SOUZA
(13) 3219-1890
imprensatelma@telmadesouza.com.br