Policiamento no Centro Histórico será reforçado

Vereador se reuniu com o comando da PM

Compartilhe!

2 curtiram

O Centro Histórico de Santos será mais policiado. O compromisso foi assumido na última terça (dia 29 de janeiro), durante reunião entre o vereador Cacá Teixeira (PSDB), o comandante da PM na Baixada, coronel Marcelo Prado, o comandante da PM na cidade, tenente-coronel Levi Felix, e o capitão Michael Douglas Moraes, responsável pelo Centro. 

O encontro também teve a participação do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Centro, Bolívar Xavier, e o presidente da Liga Gourmet (grupo de empresários santistas do ramo gastronômico), José Paiva.

“O Centro é um dos pontos turísticos mais frequentados de nossa Cidade. Hoje, quem vem de fora não se encanta apenas com as belezas da praia e dos jardins. As construções antigas, o Museu da Bolsa do Café, o passeio de bonde, o funicular do Monte Serrat e a gastronomia do local também conquistaram o coração de santistas e turistas”, lembra o vereador.

Por conta disso, Cacá sugeriu que parte do efetivo da Operação Verão, que chega à região para ajudar os policiais locais durante a temporada na orla, também passasse a frequentar o Centro em rondas a pé. “Sou um frequentador assíduo e tenho notado um movimento muito bom, mas sinto falta de policiais pelas ruas. Creio que com mais homens, a sensação de segurança será ainda maior”.

O tenente-coronel Levi Felix prometeu que fará um redirecionamento de policiais e uma parcela do efetivo será destacada para a região central da cidade. “Realmente, a praia recebe a maior parte do nosso contingente. Esta foi minha primeira operação e, para a próximo ano, me comprometo a fazer um novo estudo para fazermos uma reestruturação, reforçando outras áreas da cidade, incluindo o Centro”.

Postos
A necessidade de um posto comunitário da PM também foi discutida. “Ou então, bases comunitárias móveis. Alguma coisa deve ser feita para proteger quem frequenta ou vive no Centro”, sugeriu o presidente do Conseg, Bolívar Xavier.

José Paiva, que além de presidente da Liga Gourmet, é proprietário do Restaurante Quinta da XV, sugeriu a instalação de cabines nas áreas mais críticas, como no calçadão da Rua XV de Novembro com Rua do Comércio. Não só durante o dia, mas à noite e madrugada, também. “Quando a população vê o policial, sente-se mais segura”.

Na opinião de Cacá, que pretende levar essa discussão para a Câmara, o comprometimento da PM em colocar mais policiais a partir de agora, já demonstra que o assunto requer atenção. “Temos que atender as demandas e cobrar dos órgãos competentes”.

O tenente-coronel Levi Felix, pediu um retorno sobre o assunto. “Quero que vocês me digam se melhorou, faço questão de acompanhar o pedido de vocês”.

Assessoria de imprensa do vereador Cacá Teixeira
Thaís Lyra
Telefones: (13) 9128-6445 e 3219-1848