Paul Singer recebe homenagem

Telma de Souza dá a familiares a medalha Brás Cubas

Compartilhe!

3 curtiram

A Câmara de Santos prestou uma homenagem, nesta sexta-feira (4/05), às 16h, ao professor e economista Paul Singer, principal expoente nas pesquisas e no desenvolvimento de políticas sobre Economia Solidária, falecido no último dia 16 de abril. Por iniciativa da vereadora Telma de Souza, os familiares do homenageado receberam a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas – uma das maiores honrarias da Cidade, por sua contribuição em projetos desenvolvidos em Santos e em todo o País.

Paul Singer receberia a homenagem em 29 de agosto do ano passado, mas, por conta da fragilidade de sua saúde, solicitou o adiamento da solenidade. A entrega da homenagem foi então remarcada, mas o professor faleceu antes de recebê-la. Consultado por Telma, o filho de Paul Singer, André Singer, confirmou a manutenção da homenagem, mesmo póstuma.

Nascido na Áustria, Paul Israel Singer é considerado o maior nome da Economia Solidária, sistema que consiste em uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano. Particularmente em Santos, o professor inspirou e norteou o desenvolvimento de grande parte das políticas sociais implantadas sob os governos da Administração Democrática Popular, entre 1989 e 1996, sobre os quais Telma e David Capistrano foram prefeitos, especialmente com o projeto de Lavandeiras Comunitárias. Mais recentemente, também em Santos, Paul Singer ainda participou da orientação do Curso de Formação de Gestores em Economia Solidaria na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e proferiu a palestra inaugural. O homenageado ainda discutiu propostas voltadas à Saúde Mental com a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Santos (ECOSOL), buscando fortalecer os projetos, oficinas e empreendimentos de trabalho e renda, protagonizados pelos usuários da saúde mental local. Por fim, nos últimos anos, como secretário nacional de Economia Solidária, o especialista contribuiu com a Prefeitura de Santos, sugerindo e incentivando o prefeito Paulo Alexandre Barbosa para a adoção de mais medidas voltadas à Economia Solidária na Cidade.

Para Telma de Souza, ao aprovar a homenagem, a Câmara Municipal demonstrou o profundo reconhecimento de Santos às ideias propostas por ele, particularmente da Economia Solidária. “O legado do professor Paul Singer se mantém. Os ensinamentos deles se fazem presentes no campo das ideiais, especialmente no momento político e econômico atual do País, por conta dos ataques sistemáticos às garantias trabalhistas, o que torna imperativa a resistência às modificações da relação entre o capital e o trabalho, baseando-se em princípios como a equidade, a garantia dos direitos conquistados e a solidariedade, em detrimento ao lucro e ao acúmulo indiscriminado”.







ASSESSORIA DE IMPRENSA
VEREADORA TELMA DE SOUZA
imprensatelma@telmadesouza.com.br
(13) 3219-1890
www.telmadesouza.com.br

Álbum de Fotos