Parlamentar apresenta trabalhos sobre Educação e Turismo

Evasão escolar e infraestrutura no terminal marítimo são problemas contínuos

Evasão Escolar

A evasão escolar é um fenômeno social complexo registrado nas escolas públicas e privadas. Para o vereador Prof. José Lascane “é fundamental que o poder público tenha sempre em vista os indicadores e crie política para combater a evasão escolar”.

Por esse motivo, o parlamentar apresentou requerimento dirigido ao Poder Executivo solicitando saber dos índices de evasão escolar e as medidas tomadas para solucionar a questão.

Lascane acredita que, como legislador e professor, tem dever moral de estar informado sobre os problemas ligados ao setor de educação, dando apoio, quando necessário, ao seu enfrentamento. O vereador salienta que estudos sobre o tema apontam como solução o diagnóstico dos motivos que levam à interrupção dos estudos pelos alunos para evitar que novos casos aconteçam.

Entretanto, “algumas ações não podem ser isoladas, restritas apenas à Secretaria de Educação, porque há casos em que o aluno abandona o estudo para ajudar no sustento da família, fato que envolve, necessariamente, outros setores da administração municipal”, conclui o vereador Lascane.

Turismo

O vereador Prof. José Lascane já apresentou vários requerimentos solicitando reformas de adequação e expansão do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – CONCAIS e seu entorno.

Em 2011, através de ofício, o vereador recebeu do Executivo a informação de que as obras seriam executadas no ano de 2011. Iniciada a temporada de cruzeiros marítimos, Lascane questionou o Executivo sobre a conclusão das obras, através de requerimento apresentado em Plenário.

Para Lascane, a temporada de cruzeiros marítimos deve servir de oportunidade para desenvolver o potencial turístico de Santos, mas é necessário que haja planejamento e infraestrutura no CONCAIS e em seu entorno