Parlamentar apresenta trabalhos na área de saúde

Saúde mental, doenças laborais e educação especial

Carência de psiquiatras
Tendo em vista a carência de médicos psiquiatras na rede pública, o vereador Prof. José Lascane (PSDB) apresentou requerimento dirigido ao Poder Executivo para saber se há profissionais dessa especialidade atuando nas policlínicas, hospitais e  pronto socorros e de que forma são encaminhados os casos de transtorno detectados.

Lascane quer saber ainda se os Naps estão com os quadros completos.
A justificativa para esse requerimento é que depois do fechamento de unidades como a Casa Anchieta (em Santos (em 1989), após denúncias de maus-tratos a pacientes e aplicação de métodos inadequados para doenças mentais), não temos mais uma rede de internação psiquiátrica. Só há leitos de curta e média permanências (máximo de 15 dias) no Hospital Guilherme Álvaro.

Em virtude da política do Ministério da Saúde, oposta à hospitalização, há carência de leitos psiquiátricos de longa permanência em toda a Baixada Santista o problema é que pessoas doentes, que deveriam estar internadas, não têm acesso ao tratamento adequado.

Para Lascane, o Poder Executivo deve voltar os olhos de forma bastante atenciosa para a questão da saúde mental e buscar formas de resolvê-la, pois há encaminhamentos diversos, até do Poder Judiciário e a cidade não pode falhar nesses atendimentos.

Educação Especial
Preocupado com a eficiência do ensino para os alunos de educação especial, o vereador Prof. José Lascane (PSDB) apresentou requerimento solicitando resposta do prefeito municipal sobre quando serão nomeados os professores concursados para educação especial e quantos profissionais farão parte dessa lista. Para Lascane, a Prefeitura Municipal de Santos precisa tratar com eficiência a educação especial, afinal os pais e responsáveis dessas crianças depositam sua confiança nesse trabalho.

Saúde Ocupacional
E por falar em educação e professores, o vereador Prof. José Lascane (PSDB), que atua no magistério há décadas, sabe o quanto a profissão é desgastante, levando até a enfermidades. Por essa razão, apresentou um requerimento solicitando do Poder Executivo um programa municipal que trate das doenças causadas pelo exercício da profissão.

Bandas e fanfarras
O vereador Prof. José Lascane (PSDB) apresentou  Projeto de Lei Complementar que inclui o Concurso de Bandas e Fanfarras em Lei que é de sua autoria e que instituiu no município o festival Universitário da Canção. A intenção de Lascane é reacender o interesse pelas bandas e fanfarras entre as crianças e jovens.

PLC que proíbe Bisfenol finalmente aprovado na Câmara
Foi aprovado ontem (27/04) pela Câmara, o Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Prof. José Lascane (PSDB) que dispõe sobre a proibição de fornecimento e comercialização, em Santos, de mamadeiras, copos e pratos infantis e todos os materiais que conservam alimentos compostos por elementos que liberam o Bisfenol-A (PBA). No corpo humano, o Bifenol-A age como hormônio sintético, desregulando o sistema endócrino.

O vereador Lascane acha que esse Projeto de Lei Complementar, assim como outros trabalhos apresentados em Plenário, demoram muito nas comissões de vereadores, prejudicando a população que deixa de ser beneficiada com as leis. “O Bisfenol causa câncer, não há o que discutir, não há motivo para demora em ser votado”, salientou Lascane.

Liliam Fernandes - Assessoria de Imprensa
MTb. 16.186 // (13) 3219-6446