Palestra sobre depressão

Vereador Banha falou durante almoço do Rotary

Compartilhe!

1 curtiu
"A Dor da Alma", que versa sobre a depressão foi o tema da palestra proferida pelo Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim durante do almoço do Rotary Clube Gonzaga, na sexta-feira (14/09), na Cantina di Lucca, em Santos. Banha discorreu também sobre suas duas leis de combate e prevenção ao suicídio aprovadas pela Câmara Municipal e sancionadas pelo Executivo. O tema do evento veio a calhar já que coincide também com o mês do Movimento Setembro Amarelo, do CVV (Centro de Valorização da Vida), cuja finalidade é propiciar um alerta sobre a prevenção do suicídio.

O vereador emocionou os participantes no encontro ao relatar o suicídio de seu pai que sofreu forte depressão, após longa enfermidade. "Foi um drama trágico para a família. Mas com fé, união e amor conseguimos seguir em frente". Ele lembrou que os transtornos mentais e, em especial, a depressão é traiçoeira e dissimulada. "Chega aos poucos se instala no organismo, drena a energia, traz tristeza profunda e tira a vontade viver", salientou Banha.

A depressão é uma epidemia mundial mas é democrática, já que não escolhe sexo, idade, raça, religião ou ideologia política. "O Brasil é o 8º país em números absolutos de suicídios. A cada 45 minutos um brasileiro se mata. São 32 óbitos por dia. Os dados são do Ministério da Saúde", disse o parlamentar.

Preocupado com atendimento dos casos de saúde mental do Município, Banha lembrou que elaborou duas leis sobre o assunto: uma sobre a "Semana do Combate ao Suicídio" e outra sobre o "Plano de Prevenção ao Suicídio", promovidas em outubro. Ele ressaltou que o Sistema de Saúde Mental da Cidade poderia ser aperfeiçoado com a criação de um Centro de Excelência, reunindo os melhores profissionais da área, para agilizar o atendimento das pessoas com distúrbios emocionais. "Tenho a intenção de acionar as autoridades municipais para discutirmos o assunto", disse Banha.

O vereador lembrou que no Município três instituições são importantes para o acolhimento de pessoas com transtornos mentais. O CVV, que atende pelo telefone 188: a Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos), que promove reuniões gratuitas semanais (agendamento pelo e-mail: abratalitoral@abrata.org.br e o Istituto Vita Alere, com reuniões na Rua Adolfo Assis, 86.

Ao final do encontro, Banha foi bastante aplaudido e recebeu homenagens do presidente do Rotary Gonzaga, André Luiz Cará e de Écio Lescreck, ex-presidente do MDB e ex-Secretrário de Administração de Santos.

Assessoria de Comunicação – Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

Álbum de Fotos