Palafitas sustentáveis podem ser solução para moradia em mangues

O gabinete do vereador Lincoln Reis tem portas abertas ao público, com o objetivo de trazer novas ideias e melhorias para a cidade, além de buscar projetos que tragam benefícios para a população, por isso o parlamentar convidou o engenheiro civil e perito Luiz Fernando Camargo Guimarães, para conhecer o projeto que por intermédio de seu trabalho de pós-graduação na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), prova que as palafitas podem ser moradias dignas e sustentáveis, desde que haja vontade política para reurbanizá-las.

O projeto de reurbanização das palafitas de Santos tem como principal objetivo recuperar as áreas degradadas dos mangues e urbanizá-las de forma sustentável.

Lincoln Reis levou o projeto ao promotor do Meio Ambiente de Santos, Daury de Paula Junior, acompanhado do engenheiro, para ouvir a opinião técnica e buscar soluções que pudessem viabilizar esse projeto, visto que Santos possui a maior favela sobre palafitas no Brasil.

De acordo com o promotor, o projeto é viável, "o ideal seria iniciar esse projeto de reurbanização das palafitas com um Projeto Piloto", declara Daury.

Promotor do Meio Ambiente sugeriu duas áreas que poderiam servir para o início de um projeto piloto.

A primeira área sugerida seria o local onde houve o último incêndio que aconteceu nas palafitas localizada na Caminho São Sebastião, na Zona Noroeste, em Santos. O local está desocupado e assim seria uma forma de congelar as palafitas antigas, submoradias.

A segunda área seria no Jardim São Manoel, no Caminho da União, onde já existe uma sentença condenatória de remoção das famílias desse local. Segundo o termo de acordo judicial, nos autos do processo da 2ª Vara da Fazenda Pública, entre Ministério Público do Estado de São Paulo e a COHAB, existem etapas para elaboração de levantamentos e remoção das famílias.

Entusiasmado com o projeto e com as possibilidades positivas de melhoria na moradia para a população, Lincoln Reis se comprometeu em verificar junto ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa e a COHAB, se todas famílias serão contempladas nesse acordo, ou ainda se existe interesse e espaço para realizar o projeto piloto nessa área para atender as famílias. Assim beneficiaria aqueles que desejarem permanecer no local com uma habitação digna e com infraestrutura adequada.

"Todo projeto que nos direciona para um caminho bom é valido, e um projeto que dá esperança para que a população mais carente tenha oportunidade de uma moradia digna, a gente abraça e corre atrás de informação pra viabilizar", concluiu o parlamentar.

Gilda Lima |  Assessora de imprensa
Gabinete do vereador