O que esperamos do nosso Mercado Municipal

Artigo publicado em A Tribuna

Um dos pontos mais tradicionais da nossa cidade, outrora um grande centro de abastecimento do município, o Mercado Municipal de Santos já não exerce mais o encanto que viveu em seu auge, nos anos 40 e 50. O espaço é um importante legado cultural e histórico da nossa região, localizado em um dos bairros mais tradicionais do início do século XX.

Com seus 112 anos de vida, duas reformas e uma ampliação, atualmente o Mercado Municipal de Santos em nada lembra o charmoso comércio que abastecia a sociedade da época. A impressão é que esse tradicional ponto de referência para a cidade está estacionado no tempo.

Enquanto os hipermercados se firmam nos bairros da cidade, atraindo os consumidores e suprindo as necessidades locais, o Mercado Municipal procura encontrar meios de sobrevivência, oferecendo um vasto calendário de artes e festas temáticas - período em que aumenta razoavelmente o número de pessoas frequentando seus boxes.

O espaço que já serviu como cenário para filmes e novelas, hoje apresenta o cenário real da decadência. Com muitos espaços vazios e exíguo movimento, o entorno do prédio, de arquitetura correspondente aos anos dourados, dispõe uma paisagem desoladora de sujeira e abandono. Permissionários e frequentadores dividem a mesma opinião a respeito das precárias condições do entorno do Mercado. Sequer há linhas de ônibus que parem em frente ao local e a insegurança dos transeuntes é justificada pela constante presença de usuários de drogas, aumento da mendicância e livre prostituição, atividades praticadas a poucos metros de uma Escola Municipal, expondo nossas crianças e jovens a este ambiente babélico.

Há um enorme potencial turístico e cultural em toda a área que abrange o prédio do Mercado Municipal de Santos. Os legisladores da cidade já disponibilizaram dezenas de projetos e indicações para que o local seja transformado em um ambiente aprazível que disponibilize a todas as camadas sociais da população, benefícios de lazer e entretenimento.
Atualmente encontram-se em andamento no Executivo, propostas de revitalização de toda a Bacia do Mercado, como a passagem do VLT, reforma do terminal das catraias e obras de acessibilidade. É preciso agora foco e união entre todas as esferas públicas para restaurar e dar funcionalidade à região, com atrativos que tragam visibilidade e novas oportunidades de empreendimentos.

Como marco da cidade de Santos, o Mercado Municipal deve ser tratado de forma condizente com a sua importância histórica e cultural. Agindo em unidade, políticos e sociedade civil devem ver como ação prioritária que se detenha a degradação desta área, que no passado foi de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade, e deste símbolo público que outrora se fazia vital para o abastecimento da população santista.

*Carlos Teixeira Filho é vereador pelo PSDB, advogado e presidente da Comissão Permanente de Justiça, Redação e Legislação Participativa

Álbum de Fotos