Núcleo de Justiça Restaurativa da Câmara Municipal de Santos oferece atendimento à população

Curtir
Você sabia que qualquer cidadão pode procurar o Núcleo de Justiça Restaurativa da Câmara Municipal de Santos e pedir ajuda para a resolução de um conflito com  um vizinho, um familiar, um sócio, um profissional prestador de serviço? Enfim, é mais uma prestação de serviço aberta para a comunidade, oferecido pelo Legislativo. O Núcleo de JR funciona junto com a Escola do Legislativo e da Cidadania. O munícipe interessado em participar do programa deve fazer o agendamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, por telefone (13) 3211-4154 ou pelo e-mail justicarestaurativa@camarasantos.sp.gov.br.

A Justiça Restaurativa (JR) é uma nova postura para a resolução de conflitos. Tem um conjunto de princípios, métodos, técnicas e práticas que ressignificam as relações entre os indivíduos e a mediação de conflitos, principalmente, através do diálogo. Os facilitadores dos Núcleos de JR criam um ambiente seguro, de paz e respeito, ouvindo todas as partes envolvidas no conflito. Se todos concordarem em participar, de maneira espontânea, é realizada uma conversa individual com os envolvidos no conflito, o que chamamos de pré-círculo; em seguida, realizamos o círculo restaurativo, onde todos são ouvidos e constroem juntos, uma solução possível e justa para todos.

Caso não haja interesse de uma das partes em participar, a outra envolvida na questão é orientada para que possa buscar seus direitos, de maneira legal. Atualmente, esta prestação de serviço é feita por voluntários treinados como facilitadores pelo Programa Municipal de Justiça Restaurativa de Santos. A responsável pelo atendimento ao público interessado é realizado pela coordenadora do Núcleo de JR do Legislativo, a professora e facilitadora, pós-graduanda em Justiça Restaurativa, Mônica Croce.