Museu itinerante do Futebol de Várzea

Fabiano Reis quer fomentar modalidade em Santos

Em ano de Copa do Mundo, onde as atenções estão voltadas ao esporte mais popular do planeta, o vereador Fabiano Reis deu um importante passo para resgatar a origem do futebol em Santos. Trata-se do projeto de lei que institui o Museu Itinerante do Futebol de Várzea, apresentado na Sessão Ordinária da última quinta-feira (24/05), na Câmara Municipal de Santos.

O projeto visa resgatar os importantes capítulos do futebol varzeano na Cidade, além de fomentar a modalidade no Município. Segundo o parlamentar, a ideia é estreitar ainda mais os laços entre a várzea e as comunidades, valorizando assim uma história secular.

"Queremos não apenas atrair o público interessado em futebol, mas também as crianças das unidades educacionais, até porque muitas delas nem sabem que seus avôs e bisavôs participaram de torneios à época. Faremos um resgate da nossa própria história", ressaltou Fabiano, destacando também a importância do esporte em nossa formação.

"Atualmente, ainda mais com a evolução tecnológica, vemos muitas vezes a ideia de que a prática do esporte deve ser competitiva e lucrativa. Esse cenário acaba deixando de lado importantes objetivos, como o despertar de amizades, o prazer da prática do esporte sem lucro, a criação do espírito de cooperação, entre outros benefícios que conhecemos por meio do esporte", concluiu o parlamentar.

Caso seja aprovado, o Museu contemplará todos os clubes de várzea da Cidade, que terão à sua disposição um espaço nos equipamentos de Esporte para expor seus materiais. Camisas usadas nos principais jogos, troféus, fotos, recortes de jornais, trechos de importantes partidas e depoimentos dos ícones das agremiações farão parte do acervo. Os materiais, inclusive, serão digitalizados pela Fundação Arquivo e Memória de Santos, tornando assim parte dos documentos oficiais do Município.

Gabinete do Vereador Fabiano Reis
Assessor de Imprensa: Jackson de Paula - MTb 59.315