Momento de homenagear as Mães de Maio

Movimento receberá a Medalha Braz Cubas

Compartilhe!

Curtir

Líder do PT na Câmara, o vereador Dr. Evaldo Stanislau apresentou projeto de Decreto Legislativo concedendo a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas ao Movimento Mães de Maio, como reconhecimento da intensa luta realizada desde 2006. Elas querem justiça, querem satisfações, querem as verdades todas. Querem chorar a partida de seus filhos com dignidade, sem mentiras, sem farsa. Querem viver numa sociedade que respeita as minorias, que trata até os mais carentes com respeito absoluto.

Leia abaixo a íntegra do projeto:

Sr. Presidente, Sra.Vereadora, Srs. Vereadores:


Dor que não se justifica, vida absurda que não se explica.
Saudades  de uma paz que não mais existe,  realidade que atropela todos os sonhos.
Mãe que viu o filho partir sem poder dar  um adeus, tiros que ainda ecoam nos nossos pesadelos. Todos os dias exumamos as nossas tragédias particulares, revivemos os mesmos ataques, os mesmos crimes sem sentido. Sem conformismo procuramos pela verdade restabelecida, resistindo, insistindo, protestando, caminhando sempre em frente. E assim a estrada parece não terminar.

Mas precisamos chegar a algum lugar, precisamos encontrar aqueles que realmente são os nossos semelhantes.

Em maio mergulhamos no sofrimento mais profundo, mais insano. Em seguida, as mães se procuraram, se identificaram, se juntaram. Se levantaram e falaram o mais alto possível, grito de alerta que acerta, que reverbera, que ecoa. Que destoa do conformismo, que recupera o humanismo, que interfere nos mecanismos do sistema.

As Mães de Maio soltam manifestos ao vento, para que todos saibam. Escrevem palavras duras, repetem que Maio não tem fim, as trincheiras da resistência também não. Mostram a consciência de quem aprendeu da maneira mais dolorida que todos merecem Justiça e Liberdade. Assim se reconstroem famílias, assim se erguem sociedades. Pelo direito à Memória, pela verdade  acima de todas as coisas.  Pela defesa de todas as vítimas históricas da exploração, da população pobre, carente, vulnerável. Dos Negros, dos Indígenas, dos Trabalhadores. Contra todas as múltiplas formas de opressão, de exclusão, de violência , seja física, moral ou mental. Contra a crueldade cotidiana.

Pelo fim dos massacres, das chacinas, do genocídio diário, do abuso de poder estatal. Pelo fim da ditadura da força, da violência, da impunidade, da farsa travestida de justiça. Os crimes de Maio de 2006 representam o maior massacre da história brasileira contemporânea, cometidos  por agentes do Estado. Um Estado que precisa dar as explicações devidas, precisa punir os seus culpados, precisa admitir toda as verdades. Precisa ser um Estado de verdade. Desarquivar as suas culpas e os processos, retomar as investigações, retomar a normalidade, assumir a solidariedade.
Por mais de seis anos, as Mães de Maio resistem, insistem. Esta luta necessita ser devidamente reconhecida, enaltecida, incorporada.
Por tudo isso e muito mais, apresento o seguinte:

 


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº

CONCEDE A MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO BRAZ CUBAS AO MOVIMENTO MÃES DE MAIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Art. 1º - Fica concedida a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas ao Movimento Mães de Maio.

Art.2º – A entrega terá caráter solene e realizar-se- à no Plenário Dr. Oswaldo Carvalho De Rosis da Câmara Municipal de Santos.

Art.3º - As despesas com a execução deste Decreto Legislativo correrão pela dotação nº 01.09.10.01.031.0001.2.011.3.3.90.31.00 – Premiações Culturais, Artísticas, Científicas, Desportivas e outras, do Orçamento vigente, suplementada se necessário.

Art.4º- Este Decreto Legislativo entra em vigor na data da publicação.


S.S., em       de   abril de 2013.


DR.EVALDO STANISLAU
Vereador – Líder do PT