Moção de apoio à Gota de Leite

Lincoln busca alternativas para manter instituição

Compartilhe!

2 curtiram
Preocupado com a atual situação de funcionamento da instituição filantrópica Gota de Leite, e por entender que é uma entidade que há mais de 100 anos vem transformando e ajudando no desenvolvimento de muitas crianças no município de Santos, o vereador Lincoln Reis (PR) conversou na tarde desta sexta-feira (23/02), com o diretor financeiro da Gota de Leite Aldemir Sousa Lobo, com o objetivo de buscar alternativas para que essa instituição tão importante para a Cidade, não feche suas portas.

Na quinta-feira (15/02) o jornal A Tribuna, divulgou matéria informando que a Gota de Leite anunciou o cancelamento da quermesse do ano de 2018 e que está correndo o risco de fechar as portas até o final do ano.

Na segunda-feira (19/09), o parlamentar apresentou uma moção de apoio que foi assinada por todos os vereadores, para a continuidade de funcionamento da Gota de Leite.

Lobo explicou para ao vereador que a instituição já vem diminuindo os custos, como por exemplo, o corte de funcionários, de  84 em 2017 para 67 em 2018. “A instituição precisa de voluntários e doações, atualmente a subvenção da Prefeitura não cobre a folha de pagamento para atender as 220 crianças, com faixa etária entre 11meses e cinco anos e 11 meses, assistidas gratuitamente”, explica.

Ele também lamentou pela perda do Projeto de Judô que atendia 120 crianças. De acordo com Aldemir a resposta recebida referente ao projeto apresentado no PRONIFAE, o Governo respondeu que não há interesse público. “As crianças competiam em campeonatos nacionais, estaduais e municipais, era um grande incentivo, agora não terão onde praticar o esporte” lamentou.

O vereador Lincoln Reis apresentou uma proposta para captar recursos de empresas que tributam pelo lucro real. A lei nº 9.249/95 Artigo 13, § 2, inc. III permite a dedução no Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas até o limite de 2% sobre o lucro operacional das doações efetuadas à entidades civis, consideradas de Utilidade Pública.  A Gota de Leite foi reconhecida de utilidade pública federal.

“Não podemos deixar que essa entidade feche as portas de uma hora pra outra sem lutar, se nós temos alternativas vamos buscá-las e orientar para que consigam se manter. A ajuda popular também é muito importante e todos podemos ajudar de alguma forma”, explica o parlamentar.
 
Como ajudar
A sede da Gota de Leite fica no mesmo terreno do Fundo Social de Solidariedade (FSS de Santos), localizado na Avenida Conselheiro Nébias nº 388 - Encruzilhada, Santos - SP, CEP 11045-000.

É possível tornar-se sócio da entidade e contribuir mensalmente com valores que variam entre R$ 15,00 (quinze reais) e R$ 100,00 (cem reais), ou realizar doações na conta corrente nº 13000613-0, Banco Santander, agência 3553 e até reverter impostos para instituição. Mais informações no site www.gotadeleite.org.br.
 


Assessoria vereador Lincoln Reis 
Gilda Lima
vereadorlincolnreis@camarasantos.sp.gov.br
(13) 3211-4199 / 98177-7518

Álbum de Fotos