Mestre de capoeira é homenageado

Valtinho da Senzala recebe título de cidadão emérito

Ao som do berimbau, atabaque e caxixi, o plenário Dr. Oswaldo De Rosis, na noite do dia 29 de setembro, recebeu mestres e alunos capoeiristas, que vieram prestigiar a homenagem recebida por José Valter Batista Santos, conhecido como Mestre Valtinho da Senzala.

Por meio do Decreto Legislativo nº 33, de 4 de setembro de 2017, o vereador Rui De Rosis concedeu o título de cidadão emérito ao mestre Valter, um dos responsáveis por difundir em Santos a arte da capoeira, considerada patrimônio cultural imaterial pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fundador da Associação de Capoeira Valtinho da Senzala, José Valter usa a capoeira como agente modificador das comunidades carentes. “A capoeira ensinada por mestre Valtinho visa a educação, e não a violência, formando mais que capoeiristas, formando cidadãos de bem. Grande professor, Valtinho formou centenas de alunos e espalhou o seu amor pela capoeira por todo o mundo”, ressaltou o vereador.

Através do trabalho de José Valter, a cultura da capoeira e a cultura brasileira se difundiram no exterior, onde hoje seus alunos formados mantém associações em diversos países da Europa, como Alemanha, Espanha, França, Inglaterra.

Álbum de Fotos