Medidas para acabar com alagamentos

Lincoln demonstrou sua indignação em requerimento

“Que a entrada da cidade e alguns bairros de Santos sofrem com os problemas recorrentes de ruas alagadas em dias de chuva e esse é um problema constante isso todo mundo sabe, mas rua alagada nos morros, isso nunca vi.”

Foi assim que o vereador Lincoln Reis (PR) mostrou a sua indignação durante a apresentação de um requerimento (1212/2018) na Câmara de Santos, que cobrava as explicações para o alagamento que aconteceu na Avenida Santista no Morro da Nova Cintra durante as chuvas no início do mês de março.

Na tarde desta terça-feira (03/04), o parlamentar participou de uma reunião com o Luiz Bezzi Pasqureli Subprefeito dos Morros, Paulo César Ambrósio Engenheiro Prodesan,  Izabele Fernandes  Engenheira da Prodesan, Felipe Aiko Tamashiro Engenheiro Prodesan, Luiz Antônio de Oliveira supervisor do consórcio LHP fiscalizadora da CDHU, Mauro Marufuji Engenheiro do consórcio LHP, João Evangelista Soares fiscal de obras da CDHU, com o objetivo de buscar alternativas e soluções para o problema do alagamento.

Durante o encontro uma opção encontrada seria construir um duto de drenagem na Rua Torquato Dias para encontrar o canal de vazão da água de chuva dos Morros. “A Prefeitura tem um projeto de reurbanização para a Rua Torquato Dias, essa é uma alternativa que podemos estudar para drenar a água que vem dos morros e desafogar a Avenida Santista” acredita o vereador.
Porém a falta de recursos e a necessidade de uma intervenção imediata (pois o conjunto habitacional tem previsão de entrega para o mês de maio) mostrou a necessidade da buscar outras alternativas, mais rápida e eficiente.

Alagamento no Morro da Nova Cintra

De acordo com os moradores e comerciantes da região esse fato está associado às obras do conjunto habitacional que está sendo construído no local pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), pois ainda segundo os moradores, a obra está acima do nível da avenida.

Com o requerimento em mãos o parlamentar participou de uma reunião no dia 15/03, com moradores e representantes da subprefeitura, CDHU, SESERP e COHAB para tratar sobre o alagamento.

Naquele momento foi decidida a criação de mais caixas de retenção da água da chuva, no subsolo do conjunto habitacional construído pela CDHU, e um grande mutirão de limpeza e desobstrução das galerias da Avenida Santista.

Decisão final

Na sexta-feira (06/04) uma terceira reunião foi realizada para que as alternativas debatidas fossem avaliadas e a alternativa definitiva fosse divulgada e as informações passadas para o Executivo, para que tome as devidas providências.

Gilda Lima |  Assessora de imprensa
Gabinete do vereador