Médico recebe Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas

O vereador Braz Antunes é o autor do projeto que concede a honraria a Mario Flavio Leme de Paes

Curtir
Por toda sua trajetória à frente do Instituto de Análises Clínicas de Santos (IACS), que completa 90 anos de existência em 2019, o médico patologista e diretor do IACS Mario Flavio Leme de Paes e Alcantara receberá nesta sexta-feira (27/9/2019) a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, maior comenda concedida pelo legislativo santista.

O vereador Braz Antunes é o autor da homenagem e fará o discurso de saudação. “O IACS possui 13 unidades na Região, cinco delas em Santos, emprega quase 400 funcionários e, ao longo do tempo, tem atendido várias gerações de famílias da Baixada Santista. Uma história que merece ser celebrada”, justifica o parlamentar.

Mario Flavio nasceu em 5 de setembro de 1935 em São Paulo, mas chegou com a família a São Vicente aos 3 meses de idade. Estudou em escolas tradicionais da Região, como Martim Afonso, Santista e Canadá, antes de ingressar na conceituada Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo.
Seu currículo traz mais de cem cursos, estágios e congressos no Brasil e no exterior, além de publicações de trabalhos, artigos científicos, manuais e editoriais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (1981/1983), presidente da Associação Latino Americana de Patologia Clínica (1992/1994) e director at large da World Association of Societies of Pathology and Laboratory Medicine (2003/2005, 2005/2007 e 2007/2009).

Já a história do IACS começou em 1929 com o pai do homenageado, o médico Sebastião Paes e Alcantara, com a fundação do Laboratório Paes e Alcantara. E foi em 1970 que, ao lado de Alberto Augusto Guimarães Gonçalves, Mario Flavio criou a empresa que recebe até o hoje o nome de Instituto de Análises Clínicas de Santos.“O Dr. Mario Flavio receberá esta honraria em nome de toda a diretoria e funcionários do IACS”, ressalta Braz Antunes.

A Sessão Solene acontece às 19 horas, no Plenário Dr. Oswaldo Carvalho de Rosis, na Câmara de Santos. O endereço é Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova (Castelinho).

Adriana Martins
Assessora de Imprensa do Vereador Braz Antunes