Máquina troca lixo por passagem

Vereador trouxe ideia da Europa

Com o objetivo de melhorar o meio ambiente e a mobilidade urbana, o vereador professor Kenny (DEM) trouxe da Europa uma ideia para o desenvolvimento sustentável de Santos. A troca de material reciclável por créditos para o transporte público da cidade.

Para Kenny, se a ideia pegar, a população terá mais um incentivo, desta vez financeiro, para reciclar lixo. Além do incentivo do uso do transporte público. O parlamentar lembra que recebeu a visita de técnicos noruegueses para viabilizar o projeto e também conversa há meses com autoridades municipais e empresários.

A ideia é bem simples e tecnicamente possível: o cidadão levaria seu material reciclável a uma máquina que pesaria automaticamente o produto e, encostando o cartão transporte, recarregaria com créditos de acordo com o peso aferido.

“Estamos em tratativas para trazer esta novidade para Santos e é só uma questão de vontade política”, declara o vereador. Kenny ainda pondera que a medida pode mudar o modo como a população encara a reciclagem: de uma obrigação para um meio de economizar dinheiro.

Segundo o vereador existe a grande possibilidade de seu projeto se concretizar. “Com as autoridades e empresários que conversei, tenho notado muita vontade de trazer mais este benefício para Santos”, declara.

Assessoria do vereador Kenny Mendes
professorkenny@camaradesantos.sp.gov.br