Mais de 200 livros doados na Câmara

Ponto de leitura foi instalado por indicação de Lincoln

O vereador Lincoln Reis (PR) solicitou dois pontos de leitura do projeto Leia Santos, da prefeitura, na Câmara de Santos e na Vila Criativa da Vila Progresso. Instalados desde 27/07, estes espaços têm feito muito sucesso.

Na Câmara de Santos, o público já retirou mais de 200 livros, doados pelo gabinete do vereador Lincoln Reis, funcionários e assessores da Casa. Na Vila Criativa, a direção do local até disponibilizou espaço com mesas, cadeiras e iluminação, tudo para incentivar os leitores. A população também pode levar os livros para casa e doar exemplares para o projeto.

Lincoln aponta a feliz surpresa com tamanho sucesso. "Parece que as pessoas que vêm à Câmara e os funcionários adotaram o espaço em uma espécie de corrente do bem.", alegra-se Lincoln.

Lincoln Reis ainda aponta que aprendeu na prática outra lição: "O Ponto de Leitura provou que, se você coloca a cultura no caminho das pessoas, elas consomem, seja música, teatro, cinema, livros.

Importante política pública

De acordo com a Pesquisa Hábitos de Leitura de 2016, do Instituto Pró-Livro (IPL), só 56% da população brasileira leu pelo menos um livro nos últimos três meses anteriores à pesquisa. Em matéria da Agência Brasil, o presidente do IPL, Marcos da Veiga Pereira, aponta que: "A falta de tempo e o tamanho dos esforços necessários para 'expandir' o hábito dificultam a ampliação do número de leitores. Tanto na educação quanto na área cultural, o investimento é muito grande e de longo prazo".

Ainda, o presidente acredita que "... esse deve ser um trabalho conjunto e desenvolvido por entidades do setor privado, organizações não governamentais e o Poder Público.

Gilda Lima | Assessora de imprensa
Gabinete do vereador