Mais de 11 mil exames em Santos

Vereadora quer procedimento o ano todo

Em abertura da campanha “Outubro Rosa”, realizada na prefeitura de Santos, a vereadora Fernanda Vannucci (PPS) solicitou ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) que a Secretaria de Saúde disponibilize exames de mamografia para as mulheres carentes durante todo o ano.

“Quando estivemos em bairros como Monte Cabrão, Caruara e outros na área insular, vimos a falta de conhecimento delas sobre a importância de fazer a mamografia anualmente, sendo que muitas até desconhecem este tipo de exame. Por isso faço aqui um apelo ao secretário de saúde e ao prefeito, para que não somente no mês de outubro, mas durante todo o ano, as mulheres possam fazer a mamografia e também participar da medicina preventiva”, reforçou.

O prefeito Paulo Alexandre deu apoio ao programa quando ainda era deputado estadual e destinou emenda parlamentar à campanha “Santa Casa e Você contra o Câncer”, que teve como objetivo a compra de um acelerador linear, lembrou a vereadora.

“Não era um ano de eleição e contamos com o apoio de pronto do prefeito que logo se dispôs a destinar a emenda para esta campanha, demonstrando o seu compromisso e seu interesse na ajuda de causas como a do câncer de mama”, declarou.

Exames
De acordo com informações da Secretaria de Saúde foram realizadas 11.188 mamografias no ano passado. O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária de 50 a 69 anos. Em todo o país, os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhão em 2010. Somando outras faixas etárias, no total o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

Assessoria da vereadora Fernanda Vannucci
Silvia Barreto
barreto.silvia@gmail.com
(13) 3211-4165 / 7803-4968 (ID: 85*19414)