Maçons são homenageados em sessão de gala na Câmara Câmara

O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim foi o autor da propositura

Vereador Banha ofertou uma placa a Orlando Viscardi, alusiva às comemorações das data.

Compartilhe!

Curtir

Integrantes das mais diversas lojas maçônicas de Santos e região, além de autoridades, comemoraram o “Dia do Maçom”, em solenidade de gala, realizada terça-feira à noite, na Câmara Municipal de Santos. A sessão solene contou com a execução dos Hinos Nacional e de Santos. O discurso de saudação foi proferido pelo Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, líder do MDB e autor da propositura. O evento, incluído no Calendário Oficial do Município, obedece a Lei Municipal 3.265 de maio de 2016.

Em seu discurso de saudação, o Vereador Banha ressaltou a importância da data, em razão de seu caráter libertário e igualitário, lembrando que a Maçonaria sempre lutou por uma sociedade mais democrática e justa, independente de raça, crença religiosa e afinidades políticas. Salientou que a Ordem dos Maçons teve grande influência em episódios da história nacional, como a Independência do Brasil e a abolição da escravidão.

Banha também fez menção honrosa a maçons ilustres da Cidade, como o secretário-adjunto de Saúde, Valter Makoto, em sua luta incessante pela melhoria do atendimento da saúde no Município. E lembrou também da figura carismática do ex-vereador José Lascane, já falecido. “Duas colunas mestras que sempre engrandeceram a Cidade” , salientou.

Já o presidente das Coligações das Lojas Maçônicas da Cidade, Orlando Viscardi, em seu discurso, agradeceu a Câmara e ao Vereador Banha pela homenagem. Ele fez uma retrospectiva da história da Maçonaria e de seus ideais em prol de uma sociedade melhor. “Ser maçom é perseverar na honestidade e dignidade”. E lembrou também do saudoso Nelson Afonso, um dos Grandes Irmãos Obreiros que sempre ajudou a todos em prol do engrandecimento das lojas maçônicas da região. Ao final da solenidade, o Vereador Banha ofertou uma placa a Orlando Viscardi, alusiva às comemorações das data.


A mesa da sessão solene foi presidida pelo vereador Fabrício Cardoso e que contou com personalidades como o médico Valter Makoto, secretário adjunto de Saúde, que representou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e Rogério Sanches, recém eleito presidente do Conselho Diretor das Coligações das Lojas Maçônicas, entre outras.



Assessoria de Comunicação - Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim
Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1 - 2º andar, sala 10 - Vila Nova, Santos - SP
(13) 3219-6419
Foto: Barbara Farias

Álbum de Fotos