Luz no fim do túnel: Vereadora pressiona e Governo Federal buscará solução para o Portus

Estudos serão feitos para garantir manutenção dos pagamentos

Uma luz no fim do túnel se acendeu para os beneficiários do Portus, o fundo de pensão dos portuários. A vereadora Telma de Souza (PT) - ex-prefeita de Santos, a maior cidade portuária do Hemisfério Sul - esteve na Secretaria de Portos do Governo Federal e obteve o compromisso de que novos estudos serão feitos para garantir a manutenção dos pagamentos da complementação salarial dos portuários aposentados do País.

Telma esteve com o chefe de gabinete da SEP, Marcos Mesquita, e defendeu a necessidade de que o governo desconsidere o relatório do grupo de intervenção no fundo de pensão, que propõe o corte de 51% no valor da aposentadoria dos portuários aposentados e o aumento de 43% na contribuição dos profissionais que continuam na ativa. "Quem pagou o Portus fez a sua parte. Quem não faz é o Governo Federal, por meio das companhias docas, que deixaram de pagar a sua participação e comprometem a continuidade do Fundo, prejudicando trabalhadores que contribuíram para ter a complementação, e, também, os que permanecem contribuindo sem ter previsão de que serão algum dia beneficiados".

A vereadora propôs que o Governo Federal faça um aporte emergencial, seguindo parte do relatório dos interventores do Fundo, que sugere o depósite de R$ 3 bilhões para sanar as dívidas das patrocinadoras, as docas.

Após a intervenção de Telma, o representante do governo se comprometeu a estudar a possibilidade de um aporte para manter a normalidade dos pagamentos.

VEREADORA TELMA DE SOUZA
imprensatelma@telmadesouza.com.br