Lincoln consegue auxilio-aluguel para atingidos por deslizamento

O parlamentar se comprometeu em cobrar o Executivo

Após solicitar diretamente ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o vereador Lincoln Reis foi informado que a Prefeitura vai incluir no auxílio-aluguel as famílias atingidas por deslizamentos provocados pelas fortes chuvas do último domingo (3) na Rua Guilherme Russo, Morro da Nova Cintra; famílias da Rua 3, no Morro de Santa Maria e no Morro do Pacheco. "Em torno de 40 famílias serão atendidas após nossa intervenção", declarou o parlamentar.

As famílias irão até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo e essa unidade junto com a Defesa Civil emitirá um laudo para o processo de concessão de auxílio-aluguel, que deve ser apreciado pela Procuradoria do Município.

O subprefeito dos morros, Luiz Bezzi Pasquarelli, também informou que após a entrega nesta quinta-feira (7) dos apartamentos da CDHU Nova Cintra e Caneleira IV, oito alojamentos ficarão disponíveis e serão liberados para essas famílias se abrigarem.

Primeiro passo

No mês de outubro do ano passado, Lincoln Reis procurou a Defesa Civil e conversou com o geólogo Marcos Pellegrini Bandini e a arquiteta Pacita Franco para obter mais informações sobre os riscos que corriam as famílias residentes nas escadarias da avenida Guilherme Russo e no início da avenida Santista sentido Jabaquara.

"Fiquei surpreso ao saber que essa área, de propriedade da Santa Casa de Santos, foi classificada pela Defesa Civil como área Risco Muito Alto R4 no Plano Municipal de Redução de riscos – PMRR, enquanto que o zoneamento municipal mostra que as moradias se encontram em ZPP (Zona de Preservação Paisagística) que não prevê uso habitacional e onde se pretende desenvolver programas de proteção ambiental. O local está sujeito a escorregamento de terra, agravado com infiltração de águas pluviais nos fundos das residencias, além do risco de deslizamento de grandes blocos de pedras que estão soltas nesse terreno. Diversas recomendações foram feitas pela defesa civil como a remoção das bananeiras, construção de canaletas e escadas hidráulicas. Essas famílias pagam aluguel de chão à Santa Casa de Santos para poderem continuar no local, mesmo correndo riscos de vida."

Após essa reunião, o parlamentar foi conversar com as famílias e se comprometeu em cobrar o Executivo e à Santa Casa para que medidas fossem tomadas, antes de qualquer acidente mais grave. E apresentou requerimento [6367/2018] questionando quais medidas estão sendo exigidas da Santa Casa de Santos para que providencie as recomendações feitas pela Defesa Civil e para onde seriam levadas as famílias que residem nos caminhos da avenida Guilherme Russo e avenida Santista, já que elas correm risco de vida?

Gilda Lima |  Assessora de imprensa
Gabinete do vereador