Lei pretende combater a Endocardite em Santos

Doença tem alto índice de mortalidade

Curtir
Apesar de comum, a Endocardite é uma doença com alto índice de mortalidade. A bacteriana, especificamente, aloja-se em uma das válvulas cardíacas e impede o normal funcionamento do coração.

Algumas causas conhecidas são piercings na boca e tratamentos dentários sem uso de antibiótico. Entretanto, o paciente normalmente possui uma predisposição para a doença, como uma lesão ou má formação no coração.

Quando não é reconhecida e tratada a tempo, atinge órgãos como pulmões, rins, e pode destruir a válvula afetada, levando o paciente a um quadro de insuficiência cardíaca.

No dia 20 de junho, a Prefeitura de Santos instituiu a lei 3.366/2017 com base no projeto do vereador Banha (PMDB), que estabelece o Programa de Combate à Endocardite Bacteriana nos hospitais municipais de Santos, especialmente naqueles que prestam atendimento cardiológico e possuem unidades de terapia intensiva (UTIs). Agora, a Secretaria de Saúde tem a incumbência de implementá-lo.

Assessoria de Comunicação - Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim
facebook.com/vereadorbanha