800 pessoas foram abordadas

Multa será aplicada a partir de 6 de julho

Curtir
No primeiro dia da campanha Cidade sem lixo, iniciada em 6 de junho, os fiscais de postura abordaram mais de 800 pessoas jogando lixo em via pública. Até 5 de julho, a fiscalização apenas dará uma advertência e orientará os santistas e turistas sobre a Lei Municipal nº 831/2014, que pune quem jogar lixo em locais públicos.

Equipes formadas por fiscais de postura, guardas municipais e guardiões-cidadãos estão à frente das ações educativas, além de uma companhia de teatro que, por meio de encenações nos semáforos, alertam os cidadãos sobre a nova Lei, de autoria do vereador professor Kenny (DEM).

Após o período educativo, a partir de 6 de julho, começará a aplicação das multas aos infratores, podendo variar de R$ 150 a R$ 1 mil, dependendo da quantidade de lixo descartado irregularmente. O parlamentar vem acompanhando as ações educativas sempre que pode, e explica que a campanha conta com ampla divulgação na mídia e que ela também será abordada nas escolas.

A população já aprovou a iniciativa e em alguns pontos já se nota menor quantidade de lixo nas ruas. Para Kenny, o objetivo é exatamente este. “A ideia da lei não é punir, mas criar uma cultura cidadã na nossa relação com o lixo e a cidade de Santos”, explica o vereador.
Os fiscais terão o reforço da Polícia Militar da Operação Delegada na aplicação da Lei.

Assessoria do vereador Kenny Mendes
professorkenny@camaradesantos.sp.gov.br