Lascane solicita profissionais para Delegacia da Mulher

A idéia é humanizar atendimento às vítimas

Com o objetivo de integrar o serviço entre a Prefeitura e a Delegacia da Mulher em Santos, dando apoio às vitimas de violência sexual e celeridade aos inquéritos, o vereador Prof. José Lascane (PSDB) solicitou ao Executivo a disponibilização de uma assistente social, uma psicóloga e uma guardiã-cidadã para atuação naquela Delegacia.

A Delegacia da Mulher instaurou até 21 de maio, 27 inquéritos policiais motivados por crimes de violência ou exploração sexual, dos quais 20 são relativos a vítimas menores de 12 anos, sob a responsabilidade da Delegada Titular, Dra. Déborah Lázaro.

Em 2011, os atendimentos de crimes sexuais somaram 52 procedimentos contra 2057 ocorrências, e em 2012 foram 15 contra 919 atendimentos.

Tendo em vista esses índices registrados, a Delegacia da Mulher pretende especializar ainda mais o trabalho dedicado ao esclarecimento dos fatos ligados aos assuntos de violência e exploração sexual, dividindo o único Cartório da Delegacia de forma que os inquéritos policiais sejam separados por especialidades, ou seja, um deles atenderia apenas os crimes ligados à violência e exploração sexual e o outro atenderia os demais crimes de violência contra a mulher.

A proposta, além de humanizar o atendimento da vítima, trará mais celeridade à solução dos inquéritos, porém é necessário a contratação de profissionais qualificados.

Dada a relevância, a proposta foi apoiada e aprovada por unanimidade. Lascane salientou que ações de integração entre os diversos poderes só beneficia a sociedade.

Liliam Fernandes - Assessoria de Imprensa
MTb. 16.186 // (13) 8807-4593