Justiça Restaurativa pode ser solução de conflitos

Programa já existe em escolas públicas do Estado

Na sessão desta segunda (dia 29 de abril), o vereador Cacá Teixeira (PSDB) apresentou requerimento sobre o programa Justiça Restaurativa. Aplicado com sucesso em diversas escolas públicas do Estado, trata-se de uma forma moderna de pensar e agir na resolução de problemas com estudantes.

“Uma escola cheia de adolescentes com conflitos mal resolvidos pode ser um barril de pólvora. Brigas, desentendimentos, discussões e agressões fazem parte, infelizmente, do dia a dia escolar”.

Como explica o vereador líder do PSDB, a Justiça Restaurativa pode ser definida como um processo de resolução de conflito participativo. “As pessoas afetadas direta e indiretamente na situação se reúnem voluntariamente e de modo previamente ordenado, para juntas estabelecerem, pelo diálogo, um plano de ação que atenda as necessidades e garanta o direito de todos afetados, com esclarecimento e atribuição de responsabilidades”.

Por conta disso, Cacá gostaria de saber se as escolas municipais têm algum projeto nesse sentido. “Está sendo feito algum trabalho com grupos de funcionários dentro das escolas para lidarem na condução de conflitos de círculos restaurativos entre os alunos?”, pergunta o vereador no seu requerimento.

Vacinação
A iminência de uma epidemia de H1N1 levou Cacá a sugerir que a Campanha Nacional de Vacinação seja ampliada (ela termina no próximo dia 10) e ainda que toda a população tome a vacina.  “Apesar dessas duas vítimas não serem moradoras de Santos, elas morreram em hospitais da cidade. E, diariamente, recebemos pessoas de todas as partes do mundo pelo nosso Porto, deixando a população ainda mais vulnerável. Na China, o recém-identificado H7N9 já matou 22 pessoas. Ou seja, temos uma situação que merece a atenção das autoridades”.

Assessoria de imprensa do vereador Cacá Teixeira
Thaís Lyra