Jornada de 30 horas para Enfermagem é tema de audiência na Câmara

A Câmara Municipal de Santos realizará Audiência Pública, no dia 31/05, às 18h, para discutir a jornada de 30 horas na enfermagem. O evento, que marca o encerramento do Mês da Enfermagem, acontecerá no Auditório Zeny de Sá Goulart da Câmara, na Praça Tenente Mauro Batista, 01 - Vila Nova.

A Audiência discutirá a implantação da jornada de 30 horas semanais na rede municipal de saúde de Santos. Antiga reivindicação da categoria, que reúne enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, a jornada de 30 horas já é uma realidade em centenas de municípios brasileiros.

Segundo a vereadora Telma de Souza (PT), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo e que requereu a Audiência, o Executivo santista planeja implementar a jornada de 30 horas para os profissionais, segundo manifestou o prefeito Rogério Santos em abril. Em 2022, respondendo a requerimento de Telma sobre o assunto, a Prefeitura disse que é preciso encontrar uma solução orçamentária e legal para a implementação do novo regime de horas semanais

O déficit de enfermeiros, que era de 70 profissionais, e de técnicos (122), também seria empecilho para a chegada das 30 horas semanais à rede municipal. “De fato, a Organização Municipal da Saúde e a Organização Internacional do Trabalho já preconizam as 30 horas semanais há muito tempo. No País, deve ser aprovada, também, mas em Santos já deveria ter sido implementada essa jornada porque ela é justa e é referência mundial”, afirma Telma de Souza.

Álbum de Fotos