Homenagem da Câmara ressalta o 'Dia da Ortodoxia'

Curtir
Com discurso de saudação proferido pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, o “Dia da Ortodoxia” foi comemorado domingo (23) em solenidade realizada na Igreja Ortodoxa de Santos São Jorge (Avenida Ana Costa, 323). Incluída no Calendário Oficial do Municipio, o evento, cuja data oficial é 29 de junho, contou com o cerimonial da Câmara de Santos e membros da comunidade sírio-libanesa cristã-ortodoxa da Região.

O vereador santista fez uma explanação histórica sobre a religião ortodoxa e parabenizou a comunidade árabe da região. “Para mim é uma satisfação enorme estar neste templo, que completa 73 anos na Cidade e saudar os membros desta Congregação que prega o amor em Cristo e colabora para o desenvolvimento de nosso Município e Região”, destacou o edil.

Banha ressaltou que a palavra Ortodoxia tem origem do grego e significa “Doutrina Reta”. A religião se baseia nos princípios de Jesus Cristo e tem como lastro três conceitos fundamentais. “As verdades que devemos crer firmemente; os deveres que devemos praticar; e os meios práticos para a nossa santificação”.

Já o padre Daniel de Oliveira, pároco da Igreja Ortodoxa e que celebrou a missa, salentou a relevância da data para os cristãos ortodoxos. Ele agradeceu a homenagem. “É uma data muito especial para a comunidade Ortodoxa. Nos sentimos honrados pela homenagem da Câmara e do Vereador Banha”, salientou o religioso.

No final da solenidade, Banha entregou uma placa comemorativa pelo evento ao sacerdote e aos diretores da comunidade da Igreja Ortodoxa São Jorge de Santos e recebeu em troca uma Bíblia, dos dirigentes.

Além do Padre Daniel Oliveira, o evento reuniu diversos membros da Comunidade Ortodoxa como Antonio Cruz, presidente do Conselho Administrativo da Igreja Ortodoxa São Jorge de Santos; Oscar Husne, presidente da Sociedade Antioquina de Santos e Demétrio Nicolau Obeidi, ex-presidente da Sociedade Antioquina e do Conselho Deliberativo da Igreja, representando no ato por Marcio Demetrio Obeidi, da comunidade sírio-libanesa.

Brasil e Santos

O início da Igreja Ordoxa no Brasil ocorreu com a vinda dos imigrantes árabes. A primeira paróquia foi edificada em São Paulo no ano de 1904. Em Santos, a paróquia Ortodoxa de São Jorge foi erguida por famílias ortodoxas oriundas do Oriente Médio (Síria e Líbano). Ela completa 73 anos, sendo considerada a oitava igreja ortodoxa do Brasil.

Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

Álbum de Fotos