Guarda Municipal de Santos completa 32 anos de história

Corporação foi homenageada em Sessão Solene

No dia 15 de agosto é comemorado o dia da Guarda Municipal de Santos e para celebrar os 32 anos da corporação foi realizada Sessão Solene, de autoria do vereador Bruno Orlandi (PSDB), na Câmara Municipal de Santos.

Em seu discurso, Orlandi destacou a satisfação em poder participar do momento histórico da Guarda Municipal, que com o passar dos anos, ampliou suas atividades e fortaleceu suas colunas entregando um trabalho de ponta a população santista.

“Uma Guarda Municipal que cresceu e que cresce muito, pelos valores de seus homens e mulheres que selam dentro de suas colunas, que selam na farda, se reveste dos valores e atendem a toda a população”, ressaltou o vereador.

Na composição da mesa estavam: o Vereador e Presidente da Câmara de Santos, Adilson dos Santos Jr, que também presidiu a sessão, o Secretário de Segurança de Santos, Cel. Sérgio Del Bel Jr., o Deputado Estadual, Paulo Correa Jr, o Comandante do 6º BPMI, Major Fincatti, o delegado da Polícia Federal, Dr. Júlio César Baida Filho, o delegado da Polícia Civil, Dr. Gaetano Vergine, o Comandante da Guarda Municipal, Ronaldo Pereira Pinto, o Consul da Espanha em Santos, Manoel Santalla Montoto, e o autor da homenagem, Vereador Bruno Orlandi.

Também prestigiaram a solenidade autoridades civis e militares, amigos, familiares, Secretários Municipais e diversos vereadores da Câmara de Santos. Durante a cerimônia, em reconhecimento aos serviços prestados, foram entregues diplomas, placas e medalhas “Oswaldo Justo” aos membros da corporação e às personalidades que se destacaram na luta pela segurança em Santos.

EMENDAS PARA SEGURANÇA
Por ter acompanhado de perto o trabalho da Guarda Municipal quando foi Secretário Adjunto de Segurança, o vereador Bruno Orlandi, em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Santos, tem buscado defender a instituição apresentando projetos que visam melhorias na segurança da cidade, através de capacitação, reconhecimento, aquisição de novos equipamentos, dentre outros avanços para a corporação.

Contando com o apoio do Deputado Estadual, Paulo Correa Jr, foram requisitadas duas emendas à Assembleia Legislativa, fruto de reuniões e visitas ao gabinete na capital. A primeira emenda, de R$ 200 mil reais, para a reforma do canil e a segunda emenda, de R$ 400 mil reais, para construção da sede da GM, ambas indicadas ao orçamento do estado pelo deputado.

Reafirmando seu compromisso com as necessidades da Guarda Municipal, Paulo Correa Jr, ressaltou em seu discurso o trabalho sério que é realizado e a dedicação da corporação para com a nossa cidade.

HISTÓRIA DA GM
Foi em 1985 que as atividades do Corpo de Vigilantes Municipais tiveram início, com cerca de 70 homens, sua função era manter o zelo e a ordem nos locais públicos.

Só em 1988 que a nova denominação foi adotada, quando o então Prefeito Oswaldo Justo decretou a alteração para Guarda Municipal de Santos, através da Lei Municipal 479/88, e passou a ser considerado o Patrono da GM.

Outro marco aconteceu em 2014, quando foi realizado o maior concurso público na história da Guarda Municipal. Foram 150 vagas que aumentaram em 50% o efetivo da época.

Atuando nas 5 áreas de Santos (Centro, Morros, Área Continental, Zona Noroeste e Orla/Intermediária), a Guarda Municipal conta atualmente com um efetivo de 448 homens e mulheres que trabalham em prol da segurança do município.

Hoje, por meio de atividades como o SIM (Sistema Informatizado de Monitoramento) a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e o Projeto Cidade Segura, a Secretaria de Segurança de Santos vem capacitando cada vez mais a Guarda Municipal para que seja oferecido um serviço de qualidade a população aliado com a tecnologia.

Confira as fotos da solenidade em: http://www.brunoorlandi.com.br/sessao-solene-ao-dia-da-guarda-municipal

Assessoria de Imprensa: Thais Alonso (MTB 83.026)
3211-4180/3211-4183
imprensa@brunoorlandi.com.br