Geração de renda nos morros

Lincoln apresenta ações que receberão recursos

No fim do primeiro semestre de 2018, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de Santos (LDO) foi aprovada na Câmara de Vereadores. Esta Lei define o planejamento financeiro do Orçamento de Santos para 2019. E o vereador Lincoln apresentou um conjunto de emendas que têm o poder de mudar a cara dos Morros.

"A gente solicitou recursos para projeto de Turismo de Base Comunitária e para o Natal Iluminado dos Morros, além de um deck panorâmico na encosta do Morro da Vila Progresso, a idéia é atrair turistas e moradores, fortalecendo pequenos negócios e gerando novos postos de trabalhos em um programa turístico organizado pelas comunidades que beneficiará todas regiões dos morros de forma integrada, São Bento, Nova Cintra, José Menino, Monte Serrat, Vila Progresso e outras regiões da cidade alta.", explica Lincoln.

Mas as 42 emendas apresentadas pelo vereador Lincoln Reis vão além, ele também conseguiu colocar na LDO 2019 recursos para as seguintes ações nos Morros:

Direito à terra e à moradia

Regularização fundiária na região dos morros de Santos.

Saúde e meio ambiente

Construção de uma Policlínica na Vila Progresso
Estruturação do saneamento básico da região dos morros.
Implantação de serviços de atendimento móvel de saúde nas comunidades dos morros aos finais de semana, em parceria com o Instituto
Criação de cadastro e controle de qualidade da água das bicas dos morros.
Implantação de biodigestores nos morros, a exemplo dos biodigestores da concessionária Águas do Imperador em dez bairros de Petrópolis (RJ).

Obras e acessibilidade para os Morros

Destinação de um orçamento próprio à Subprefeitura dos Morros para obras de infraestrutura.
Realização de um amplo projeto de reforma das escadarias dos morros, especialmente da escadaria Santa Mariza, do Largo do Machado e da escadaria da Rua Santa Joana D'Arc, no Morro do São Bento.
Reflorestamento e limpeza nas encostas para evitar desmoronamentos e escorregamentos de encostas.

Educação Esporte e Lazer

Construção de três creches nos Morros, sendo uma na Rua Santa Helena, no Morro São Bento.
Criação de laboratórios de Ciências (Biologia, Química, Física e Meio Ambiente).
Construção de uma piscina pública e um Centro de Modalidades Olímpicas.
Construção de centro de esportes e lazer no terreno no sopé do Morro do Monte Serrat, lado do Tiro Naval.
Implantação do projeto Rua de Lazer nos morros.

Pensando um município conectado

Outra preocupação de Lincoln foi com o direito à informação em um mundo conectado. Por isso o vereador indicou recursos para a cobertura da rede pública de Wi-Fi na região dos morros.

Lincoln também pensou na cidade como um organismo único e multifacetado. Suas emendas indicaram recursos para:

Caruara - Renovação das embarcações no Portinho.
Cultura - Recursos para ampliação do Facult e de novos editais das diversas artes.
Educação - Programa de informatização total dos procedimentos administrativos das secretarias de Unidades Escolares.
Infraestrutura - Recursos para criação de novas salas de velório no cemitério da Areia Branca.
Amplo Programa de acessibilidade das calçadas do Município
Segurança - Recursos para ampliação do Sistema de Câmeras de Monitoramento do Município.

"A gente pensou em atacar as principais deficiências que temos enfrentado neste primeiro mandato. Agora, eu acredito muito na geração de renda dentro da comunidade, de empreendimentos feitos por pessoas comuns." Diz Lincoln, por isso ele indicou recursos para:

Implantar um Centro Público de Economia Solidária e Fundo de Apoio à este tipo de iniciativa.

Celebração de convênios com "empreendimentos econômicos solidários" por meio de cooperativas e associações promotoras de projetos de desenvolvimento econômico e socioambiental.

ESTAMOS DE OLHO - Após aprovada a LDO 2019,  os técnicos da Secretaria de Finanças vão analisar a Lei e as emendas aprovadas a fim de adequar ao orçamento. E em outubro de 2018 o orçamento será apresentado à Câmara de Vereadores. Estaremos vigilantes para concretizar os anseios dos Morros para 2019.

Álbum de Fotos