Fiscalização na Ilha Diana

Parlamentar ouve moradores e busca solucionar problemas

Compartilhe!

2 curtiram
Considerada um refúgio, um pedaço de terra isolado do mundo urbano. Assim é a Ilha Diana, uma comunidade localizada na Área Continental de Santos, a cerca de 20 minutos do Centro Histórico da Cidade e ao lado do maior porto do País.

No final de maio, o vereador Bruno Orlandi esteve na ilha para ouvir os moradores, conhecer as principais dificuldades da comunidade e ajudar na busca por soluções. A visita resultou na apresentação de diversos trabalhos.

"Os moradores têm dificuldades diferentes, por isso é tão importante fiscalizarmos o maior número de bairros possível em Santos. Só assim conheceremos não só as reais necessidades de cada ponto da cidade, mas também do município como um todo", afirma Bruno Orlandi.

A comunidade da Ilha Diana preserva o jeito caiçara de viver e o acesso ao local é feito somente por barco. Cerca de 50 famílias residem atualmente no local e vivem ainda da pesca artesanal e coleta de mariscos.

A ação do parlamentar começou no atracadouro dos barcos, localizado atrás da Alfândega (onde é realizado o embarque), e percorreu toda a ilha.

Durante a visita, foi solicitada, entre outras coisas, a reconstrução da Igreja Bom Jesus da Ilha Diana, que abrigava o santo padroeiro da comunidade e foi demolida em 2015 pela Prefeitura por motivos de segurança. A comunidade pede a reconstrução da  capela para que volte a ser realizada a tradicional festa de Bom Jesus, que levava muitos turistas ao local todo ano, resultando em renda aos moradores.

"A Ilha Diana é um local encantador e levaremos os pedidos dessa comunidade para o Poder Executivo", declarou Bruno Orlandi, que conheceu também a UME Rural Ilha Diana, que necessita de melhorias. O local atende 19 crianças, com idade entre 3 e 10 anos, em uma única classe multisseriada.

História e turismo

Localizada na confluência do Rio Diana com o Canal de Bertioga, ao lado do Rio Jurubatuba, a ilha abriga cerca de 200 pessoas. Os primeiros moradores da Ilha Diana chegaram ao local na década de 1940, vindos da região onde hoje está a Base Aérea de Santos.

A comunidade encanta pela sua simplicidade e modo de vida, onde coloridas casas de madeira e embarcações atracadas convivem em harmonia com famílias de caranguejos e aves do manguezal. Um convite à tranquilidade e ao conhecimento das tradições caiçaras.

As características da Ilha Diana chamam a atenção e podem transformar o local em uma atração turística da Cidade. Essa oportunidade, inclusive, já foi percebida pelos moradores da ilha, que se organizaram e criaram o projeto Vida Caiçara. O objetivo é garantir renda recebendo turistas interessados em conhecer a comunidade.

Confira no vídeo como foi a fiscalização e acompanhe a galeria de imagens.


Assessoria de Imprensa vereador Bruno Orlandi
Lídia Nardi: (13) 99145-0135
3211-4180/3211-4183
imprensa@brunoorlandi.com.br
www.brunoorlandi.com.br
blog.brunoorlandi.com.br

Álbum de Fotos