Federação das Bandeirantes comemora 100 anos

O centenário da Federação das Bandeirantes do Brasil será comemorado nesta quarta-feira (14) com solenidade, às 19 h, no plenário Oswaldo Carvalho de Rosis, da Câmara Municipal de Santos. O evento reunirá as integrantes e diretoria do Núcleo das Bandeirantes de Santos, além de autoridades e convidados. O discurso de saudação será proferido pelo Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, autor da propositura, por intermédio da Lei 3.265 de maio de 2016, que unifica as datas comemorativas do Calendário Oficial do Município.

Os movimentos do Escotismo e da Girls Guide surgiram, na Inglaterra, nos idos de 1900 por intermédio dos britânicos Baden Powel e Agnes Baden Powel e se propagaram pelo mundo. No Brasil, o movimento Girls Guide foi criado em 1919, no Rio de Janeiro, como FBB (Federação das Bandeirantes do Brasil).

Em Santos, o Movimento Bandeirantes começou em 15 de novembro de 1942 dentro das instalações do Colégio Stella Maris, onde perdurou por vários anos. Hoje a entidade tem sede própria na Rua Jurubatuba, 157, na Ponta da Praia e reúne mais de 60 integrantes com crianças e jovens. O núcleo de Santos é o mais antigo do Estado de São Paulo e foi declarado de utilidade pública no 1º semestre deste ano de 2018 por iniciativa do Vereador Banha.

Assessoria de Imprensa do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB)
vereador-banha@uol.com.br
banha@camarasantos.sp.gov.br
Telefones: 3219-6419 – 3211-4100 (ramais 4171 / 4214 / 4130)