Farmácia Veterinária Popular visa baratear custos de remédios para animais de estimação

Projeto de Lei foi apresentado durante sessão plenária

Compartilhe!

3 curtiram
Um Projeto de Lei para a criação da Farmácia Veterinária Popular foi apresentado em plenária da Câmara Municipal pelo Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), na última sessão ordinária (25/09). O objetivo da medida é criar subsídios aos medicamentos de uso veterinário para que a população de baixa renda possa utilizá-lo para resguardar a saúde de seus animais de doenças e epidemias.
“Queremos sanar um grande problema de zoonose no meio urbano, em que famílias de baixa renda do município sofrem com doenças causadas pelos animais domésticos e bichos de estimação, que são hospedeiros de doenças (causadas por protozoários) como a leishmaniose visceral, entre outras”, disse o vereador.
Os remédios seriam subsidiados por meio de um convênio firmado entre o município e os estabelecimentos farmacêuticos privados para uso veterinário dentro de pet shops e lojas afins, visando a comercialização diretamente ao consumidor na forma de varejo, em preços mais acessíveis.
A relação de medicamentos seria disponibilizada por um programa denominado “Farmácia do Pet”, definido pela Secretaria Municipal de Saúde, levando-se em conta as evidências epidemiológicas e de doenças graves dos animais.
Merenda Escolar
Outra solicitação importante apresentada por Banha na plenária da Câmara diz respeito ao cuidado com a merenda escolar na Rede municipal de Ensino. O parlamentar quer que a Secretaria de Educação (Seduc) informe como é realizado o gerenciamento de merenda às crianças com sobrepeso, portadoras de diabetes e com intolerância a lactose.
Outras indagações de Banha são: existe acompanhamento por nutricionistas quanto à alimentação distribuídas nas escolas? existe recomendação médica a essas crianças? há alguma lei nesse sentido para orientar a rede escolar do município e os fornecedores da merenda? “São dados pertinentes para que possamos manter a saúde de nossas crianças”, reforça o vereador.



Assessoria de Comunicação do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

Álbum de Fotos