Faltam lençóis nas unidades de saúde de Santos

Vereadora cobra explicações

Desde o final do mês passado pacientes internados nas unidades de saúde de Santos convivem com grave problema de higiene. A rede hospitalar não está sendo devidamente abastecida com lençóis esterilizados para o atendimento dos pacientes.

A situação foi trazida a público pela vereadora Fernanda Vannucci (PPS), por meio de requerimento apresentado no plenário da Câmara. No documento, a parlamentar pede explicações sobre o caso. O problema estaria ocorrendo devido ao impasse entre a Prefeitura e a empresa responsável pela lavagem e esterilização dos lençóis, que estava realizando a entrega de apenas 1/3 da necessidade total de todas as unidades.

“Fomos procurados por parentes de pacientes internados no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Silvério Fontes, que nos relataram este problema. Quando apuramos o fato vimos que o caso era muito mais sério, pois abrange todas as unidades de saúde do município. O caso se torna ainda mais grave quando se trata de pacientes que necessitam tomar banho nas camas”, afirma a vereadora.

Inicialmente a demora referia-se aos congestionamentos nas estradas, mas logo após foi confirmado pela própria responsável do Departamento de Pré Atendimento e Atendimento Hospitalar, que a Prefeitura está estudando a abertura de novo procedimento legal para a contratação de outra empresa, visando atender a necessidade do município.

“Ficou nítida a fragilidade do município em não ter outro método para se evitar tal desconforto aos pacientes internados nos hospitais e prontos-socorros”, reforça Fernanda.

A vereadora solicitou ao prefeito esclarecimentos sobre os fatos. Ela quer saber que medidas a Secretaria de Saúde vem tomando para abastecer as unidades. Além disso, a parlamentar questionou quais as sanções previstas para a empresa devido ao não cumprimento do que foi estabelecido no contrato.

Assessoria de imprensa da vereadora Fernanda Vannucci
Silvia Barreto
barreto.silvia@gmail.com
(13) 3211-4165 / 7803-4968 (ID: 85*19414)