Falsa expectativa de empregos com pré-sal preocupa

Vereador quer fiscalização de cursos profissionalizantes

A geração de empregos formais nas cidades da Baixada Santista por conta da exploração de petróleo na Bacia de Santos vem chamando a atenção e criando muita expectativa no crescimento econômico da região. Imóveis residenciais, comerciais e aluguéis bem acima dos preços, criação de cursos específicos para exploração do pré-sal e a migração populacional para as nove cidades da região preocupam o vereador Douglas Gonçalves.

Para tirar dúvidas, o líder da bancada do DEM visitou, com seu gabinete itinerante, o gerente geral da Petrobrás em Santos, Oswaldo Kawakami, que mostrou ao parlamentar outra realidade. “Para fazer parte do quadro de funcionários da empresa é preciso ser aprovado em concurso público federal. Claro que vamos trabalhar com empresas internacionais, mas não há garantias de emprego aqui na região”, avisou Kawakami.

“Está na hora do cidadão santista e de toda a Região Metropolitana começar a se qualificar para concorrer às vagas que vão aparecer. Escolher um local sério e de qualidade é fundamental. Vou apresentar trabalho na Câmara para saber se todas as empresas que oferecem esses cursos estão cadastradas na Prefeitura”, disse Douglas Gonçalves.

O vereador ficou impressionado ao saber que a cidade de Santos recebe apenas R$ 86 mil de royalties pela exploração de petróleo enquanto o município de Caraguatatuba, por exemplo, fatura R$ 87 milhões. “Vejo a necessidade de um Porto 24 horas para que possamos arrecadar mais com royalties e revertê-los a projetos de urgência em nosso município. Temos, cedidos pela União à cidade de Santos, armazéns (1 ao 8) e além de planos para revitalizar o Centro Histórico, poderiam também ser arrendados para a estatal, aumentando o poder financeiro quanto à exploração de petróleo na Bacia de Santos”, opinou Douglas Gonçalves.

“Sem um Porto 24 horas, cais de 200 metros, e até um heliporto não temos condições de enviar máquinas e outros serviços para a Baixada Santista. Vejo também um problema rodoviário muito grande para que o processo funcione sem consequências de atrasos nos trabalhos”, completou o gerente geral da Petrobrás.

No dia 10 de junho, Douglas Gonçalves apresentou requerimento na sessão questionando a Petrobrás sobre a construção das Torres da Unidade de Operação, Exploração e Produção de Petróleo na Bacia de Santos, que funcionará no bairro do Valongo. Ele aproveitou a visita para obter respostas pessoalmente. “Já estamos terminando o primeiro prédio. No final deste ano estaremos com ele pronto. Os outros dois tem previsão de entrega até dezembro de 2014”, ressaltou Kawikami.

Assessoria de Comunicação do vereador Douglas Gonçalves
(13) 3211-4100 ramal 4293