Estrela do Oriente recebe homenagem

Solenidade foi proposta pelo vereador Banha

Compartilhe!

Curtir
Em solenidade de gala, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Santos,  o Dia da Ordem Paramaçônica Estrela do Oriente foi intensamente comemorada, na noite de terça-feira (28/08), com discursos e homenagens, reunindo a participação maciça das mulheres da Instituição de Santos, além de irmãos maçons, autoridades e convidados.

Com veêmencia e emoção, o Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, autor da propositura, enalteceu a instituição santista, em seu discurso de saudação. Ele salientou princípios morais da Ordem como os ensinamentos de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança intelectual e respeito a um Ser Supremo. 

O edil salientou os trabalhos sociais desenvolvidos pela instituição e elogiou o grupo feminino. “Mulheres da Estrela do Oriente vocês nos enchem de orgulho pelos relevantes serviços de benemerência em prol da comunidade. Um exemplo de trabalho voluntário para o Brasil”, reforçou Banha.  

A Estrela do Oriente foi representada por Silvia Benatti , Digna Matriarca do Capítulo Sete de Setembro da Ordem de Santos. Ela fez um breve histórico da ordem paramaçônica que teve sua origem no ano de 1850, nos Estados Unidos e se propagou pelo mundo. Em Santos, a Ordem foi criada há 18 anos.

Silvia ressaltou que a entidade santista reúne 50 integrantes mulheres com vínculos e parentesco maçônico que desenvolvem trabalhos sociais, ajudando creches e instituições de caridade. “Um projeto relevante é a Casa das Estrelas, em Barretos, para acolher doentes, vítimas de Câncer, e seus familiares, que se tratam no Hospital daquela Cidade”. Ela lembrou que a entidade também colabora com a Organização Médicos sem Fronteiras  e presta ainda apoio a outra loja paramaçônica, a Rainbow Girls (Meninas do Arco Íris).

Ao final da solenidade, o Vereador Banha ofertou uma placa de comemoração e um ramalhete de flores a Silvia Benatti. Os presentes  foram entregues, respectivamente, por Nélia Keramidas (fundadora da Estrela do Oriente) e Marlene Pereira Zanetti, da ordem paramaçônica. Sílvia retribuiu a gentileza ofertando um troféu ao parlamentar, com os símbolos da Estrela do Oriente. 
A solenidade foi presidida pelo Vereador Rui de Rosis e contou ainda, com as presenças do Secretário de Gestão, Carlos Teixeira Filho (Cacá), e Américo da Silva Corralo, daquela ordem paramaçônica.



Edson de Brito
Assessoria de Comunicação do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

Álbum de Fotos