Emenda parlamentar para a Defesa Civil

Recursos serão utilizados para a compra de equipamentos

O vereador Bruno Orlandi visitou a Defesa Civil de Santos neste mês de setembro. Prestes a completar 38 anos de existência, o órgão da Prefeitura foi  contemplado com o recebimento de recursos via emenda parlamentar apresentada pelo vereador na Câmara Municipal de Santos.

“A Defesa Civil de Santos é uma instituição séria, que merece todo o nosso respeito. Com a missão principal de zelar pela vida, essa equipe está há mais de 18 anos sem mortes por risco geológico. É um trabalho extremamente preventivo e referência no Brasil inteiro”, afirma Bruno Orlandi.

“O nosso trabalho está focado principalmente na prevenção dos desastres. Nós atuamos em todo grande acidente, quer seja em apoio, quer seja em ajuda humanitária após a ocorrência dos desastres, mas focamos principalmente na prevenção, para evitar que os desastres aconteçam na nossa cidade”, explica o coronel Daniel Onias, responsável pela Defesa Civil de Santos.

Segundo Onias, os recursos da emenda parlamentar serão utilizados para a compra de equipamentos e ferramentas que facilitem o trabalho do órgão e melhorem a qualidade de atendimento à população.

Com uma equipe formada por técnicos, engenheiros e geólogos, a nossa Defesa Civil tem como característica o trabalho envolvendo a comunidade e realiza um trabalho especial nos morros de Santos, capacitando cerca de 500 moradores de áreas de risco.

“Infelizmente, não foi possível ainda erradicar todas as áreas de risco, ou seja, remover todos os milhares de pessoas que em Santos, como no Brasil em várias cidades, ainda residem nesses locais por falta de recursos. No entanto, nós temos um plano de convivência com esses riscos, ou seja: mapeando-os, monitorando, indicando obras de contenção, obras que minimizem esses riscos e fazendo o acompanhamento quer seja da previsão meteorológica, da quantidade de chuva, a visita aos moradores, orientação, casa por casa, isso tudo para evitar que sejamos surpreendidos por acidentes fatais”, completa o responsável pela Defesa Civil.

A Defesa Civil de Santos é responsável pelas medidas permanentes destinadas a evitar ou minimizar as consequências de eventos desastrosos, previsíveis ou imprevisíveis, além de auxiliar a população das áreas atingidas, com o objetivo de estabelecer o bem-estar social.

Segundo a Prefeitura Municipal, além de permanentes, as atividades não se limitam apenas a situações emergenciais. As ações da Defesa Civil se desenvolvem em quatro fases: preventiva, socorro, assistencial e recuperativa. Com atuação voltada à prevenção de acidentes em toda a cidade, em especial nos morros, o órgão criou os Nudecs (Núcleos de Defesa Civil), que já capacitaram cerca de 500 moradores de áreas de risco. Nesta perspectiva, também estão incluídos o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) para áreas dos morros, realizado entre 1º de dezembro e 30 de abril, e implantação do serviço de ligação gratuita 199, para situações de emergência, além da atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos, feita pela Prefeitura e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Com isso, o trabalho das equipes será facilitado com o diagnóstico e apontamento de medidas de segurança. Em casos de emergências, ligue 199 ou (13) 3208-1000.

Álbum de Fotos