ELC lança a 2º turma do Curso Diálogos sobre Diversidade na Educação

Compartilhe!

Curtir

A Escola do Legislativo e da Cidadania de Santos em conjunto com a Secretaria de Educação (SEDUC) e com apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Ética (COPIRE) e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial (CMPDCNPIR), inicia, no dia 02 de setembro, a 2º Formação para professores e alunos de Pedagogia e interessados em geral sobre Cultura de Paz e Diversidade Étnico-racial, em respeito à Lei Federal nº11.645/2008 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, modificada pela Lei 10639/2003, a qual estabelece a inclusão no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena.

O curso Diálogos sobre Diversidade: história e cultura afro-brasileiras e indígenas é totalmente gratuito, tem carga horária de 10,5 horas e certificação. As aulas para a próxima turma serão quinzenais, sempre nas quartas-feiras, das 19h às 20h30, na plataforma on line zoom. Totalmente gratuito e com vagas limitadas a 30 por turma. O novo curso iniciará em 02 de setembro, mas as inscrições podem ser realizadas até dia 01 pelo site da Escola do Legislativo.

A nova turma terá sete encontros que abordam: Cultura de Paz; Contextualização sobre a Lei 11.645/08 e as Representações sobre a África e os africanos, Teorias racistas, evolucionistas e eurocêntricas; Questões pedagógicas; Arte, Humanidades e Diversidade; Religiosidade; Sociedades indígenas. Discussão sobre os indígenas na contemporaneidade; Arte e relação com a natureza dos povos originários. A escravidão indígena e africana em Santos. Histórico e Ações do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial.

As docentes são: Adriana Negreiros Campos (SEDUC) – Graduada em História pela UFF/RJ e Mestre em Arqueologia e Gestão do Patrimônio, MAE/USP. Pós-graduada em Gestão Escolar, História da África e do Negro no Brasil; Jaqueline Mota Silva (SEDUC) – Pós-graduada em Políticas Públicas e Alfabetização em Letramento; Sandra Regina Pereira Ramos (SEDUC) – Graduada em História e Direito pela UNISANTOS, Pós-graduada em Gestão Escolar, Direito Educacional e História da África e do negro no Brasil, Mestre em História Social e Doutoranda em Educação e Vanessa Ratton (Escola do Legislativo e da Cidadania da Câmara Municipal de Santos) – Graduada em Jornalismo e especialista em Teatro/UNISANTOS, Psicopedagoga pela Uni Dom Bosco e Mestre em Comunicação e Semiótica/ PUC-SP. Facilitadora de Cultura de Paz pelo Senac-SP. Participam como convidados: A pedagoga e escritora Lu Ain Zala, o babalorisá Marcelo de Ologunede, a escritora e pesquisadora Angela Pappiani e a escritora indígena Auritha Tabajara.

Álbum de Fotos