Educação e inclusão são prioridades

Requerimento sugere agenda online

O líder do governo, vereador professor José Lascane (PSDB) apresentou requerimento ao Executivo na 7ª sessão ordinária questionando sobre a existência de estudo para a adoção da agenda online para os alunos da rede municipal de ensino.

O parlamentar entende que a participação da família está diretamente relacionada ao desenvolvimento e formação dos educandos. Entretanto, a comunicação entre a unidade escolar e a família nem sempre ocorre da forma devida. O resultado dessa falha na comunicação, seja por falta de tempo dos pais, pela distância da moradia em relação à escola e até pelo desinteresse dos pais, acaba prejudicando a vida escolar dos alunos.

Muitas escolas particulares resolveram a questão com a agenda online, já que o acesso à internet, até por celulares, está visivelmente difundida em todas as classes sociais. A agenda online é uma ferramenta fundamental de comunicação, pois através dela os pais podem ter ciência das atividades de reforço a serem realizadas em casa; das faltas, atrasos e questões de comportamento; datas de reuniões na escola; especificações de trabalhos e até atividades fora da escola.

Pelo baixo custo de implantação e pelos benefícios, o vereador Lascane acredita que a agenda online deve ser implantada nas escolas da rede municipal.

Acessibilidade ao mundo virtual
A inclusão de portadores de deficiência sempre foi motivo de preocupação para o vereador José Lascane. A acessibilidade dessas pessoas ao mundo virtual foi tema de requerimento apresentado pelo parlamentar.

Lascane quer saber do Poder Executivo se há planejamento para implantação de sistemas de informática que provêm acessibilidade com teclados virtuais para portadores de deficiência motora e sintetizadores de voz para pessoas com problemas relacionados à fala.

Assessoria do vereador José Lascane