Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo

REDE

Escolheu a batalha em vez da calmaria. Optou pelo avanço em vez da estagnação. Preferiu o desafio ao conformismo. Fortaleceu a sua ideologia  quando muitos negam a existência de diferenças e divergências. Fez da Saúde Pública a sua razão de ser, viver e resistir. E chegou ao Legislativo santista com o respaldo de 2.361 pessoas.

É que a vida é feita de boa dose de confiança e um pouquinho de propostas palpáveis. Propostas reais constroem uma filosofia de vida. Este é o Dr. Evaldo Stanislau, vereador eleito em 2012 pelo PT, mudando em 2015 para a REDE Sustentabilidade.
Referência em infectologia, consciência aguda em política, formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Tornou-se Mestre e Doutor (PhD) pela Faculdade de Medicina de São Paulo, a FMUSP. Especializou-se em compreender a dor do povo.
Entendeu a violência das hepatites virais, especialmente a Hepatite C. E foi à luta, essa luta que continua todo santo dia. É assistente Doutor do Hospital das Clínicas da USP e assistiu o desespero dos desvalidos em busca de um pouco que seja de saúde, aquela que se perde nos corredores da inércia e da burocracia. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da FMUSP.
Seja aonde for, orienta sua atuação com o olhar de quem sabe que as coisas podem, sim, mudar. E para muito melhor. Decididamente, parasitas de todos os tipos não têm vez com ele.
Pesquisador reconhecido da Hepatite C no Brasil, busca ser reconhecido como militante político de profundidade. Escreveu junto com o Professor Doutor Antônio Alci Baroni o livro “Hepatite C”, 528 páginas em 36 capítulos. Sonha em escrever um novo capítulo que demonstre por A mais C que uma outra Saúde Pública é possível.
Disseminou conhecimento em publicações e colaborações internacionais. Idealizou, fundou, juntamente com pacientes, e é Diretor Técnico do Grupo Esperança, ONG de apoio aos portadores de Hepatite C, entidade modelo, respeitada mundialmente, até. Mantém seu consultório e chefia o Serviço de Infectologia e a Comissão  de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Ana Costa.
Criou o pioneiro Ambulatório da Liga das Moléstias Infecciosas da Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Está criando uma ligação indissolúvel entre o Poder Político e o poder da sabedoria popular.
Foi consultor da Secretaria de Atenção à Saúde no Ministério da Saúde e auxiliou na consolidação da “Lei das Hepatites”, um avanço nas ações de combate à doença que a tantos aflige e faz sofrer. Consultou a consciência e revolveu que já era hora agora de agir politicamente.
Tem 44 anos. É casado com Gláucia Oliveira Lima Stanislau Affonso de Araújo.  É pai dos gêmeos Evaldo e Vinícius,  hoje (janeiro de 2013) com 14 anos. Muito para viver e realizar ainda estão nos planos de todos eles. E nos sonhos de todos que acreditam mesmo em política de alto nível.
Em setembro de 2015, o parlamentar se desfiliou do PT e foi para o partido REDE Sustentabilidade.

Profissão: médico
Partido Político: REDE Sustentabilidade