Discurso destaca participação popular

Prefeito participou da solenidade na Câmara

Compartilhe!

Curtir
Como orador da solenidade realizada na Câmara de Santos no domingo (26 de janeiro) pelo aniversário da cidade, o vereador Douglas Gonçalves (DEM) destacou em seu discurso a rica história do município, protagonizada por filhos ilustres em diversas áreas. Também apontou a necessidade de maior participação do santista para dar continuidade a essa bela história.

A sessão solene ainda foi precedida pela encenação do grupo Orgone e teve a participação especial dos grupos Arte no Dique na execução do Hino Nacional, e SP 101 na apresentação do Hino de Santos.

Também presente, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa apresentou as recentes conquistas da cidade. Anunciou o aumento do repasse do Governo do Estado para a Santa Casa de Misericórdia de R$ 200 mil para R$ 2 milhões e 200 mil, destacou a retomada das obras para a entrega do Hospital dos Estivadores, a ampliação do número de ETECs para fomentar o ensino profissionalizante, a criação de novos equipamentos para o atendimento da população em situação de rua, o aumento do efetivo da Guarda Municipal, o início das obras para a implantação do VLT e as obras de macrodrenagem na Zona Noroeste.

“São conquistas aguardadas há décadas, que ficarão marcadas na nossa história e serão vividas pelas gerações futuras”, declarou o chefe do Executivo.

Confira o discurso na íntegra:

Santos tem história. História para contar, história para mostrar e história por fazer. Os grandes nomes, razão dessa história, são sempre lembrados por muitos de nossos políticos, pouco pelos estudantes e bem menos, assim acredito, pelos próprios santistas. Nas comemorações, registradas nos anais desta casa de leis, o discurso não pode se perder ao tempo. Muito menos aos olhos de quem sempre, pelo menos, deveria ter uma atuação mais direta, o santista. Quando me preparei para escrever este discurso procurei ser breve, objetivo e acima de tudo o mais direto possível. Isso é ser sensato. Porém, o quê seria sensato hoje aos olhos de Braz Cubas, José Bonifácio, Martins Fontes, Vicente de Carvalho, Patrícia Galvão, Rui Ribeiro Couto, Mario Covas, o Paraná, Plínio Marcos, Carlos Alberto Soffredini… E tantos outros que deixaram suas marcas quando passaram pela nossa cidade. É exatamente neste ponto que me coloco, junto aos vereadores desta casa, o empenho em transformar a cidade que queremos para as próximas gerações. Santos, da área continental. Santos, dos morros e de tantas histórias. Santos, dos jardins da orla. Santos, do Porto onde por muitas vezes acompanhei meu pai e ficava maravilhado pela sua grandiosidade. Santos, dos canais que traçam suas características que neste ano completam o sesquicentenário do autor, Saturnino de Brito. Santos, da invasão dos piratas para a exploração do tão aguardado Pré Sal que trás a rota do crescimento para nossa cidade e região. Enfim, esse é o presente. Santos, a terra que ensinou à Pátria a caridade e a Liberdade precisa “crescer”. Crescer significa discutir com a população a cidade que queremos para os próximos anos. O destaque de nossa cidade no cenário nacional não pode ser apenas lembrado ou propalado para quem aqui chega.

Precisamos mostrar força, impetuosidade, atitude, projetos, respeito… trabalho. Espero, nas próximas comemorações, lembrar das grandes contribuições que os Hospitais Guilherme Álvaro, Santa Casa de Misericórdia de Santos, fundado por Braz Cubas, e Beneficência Portuguesa deram no atendimento à saúde e tornarmos o centro de Excelência em várias especialidades. Contemplarmos a mobilidade aproximando as pessoas seja da zona noroeste, área continental, morros ou orla. Estarmos em destaque como a região que mais qualifica profissionais para o Porto, exploração de petróleo e pesquisa. Que vários atletas da base se destaquem no glorioso Santos Futebol Clube e a nossa cidade mais e mais ocupando espaço nas mídias mundiais. Que os artistas se despontem dando continuidade à contribuição cultural que é a nossa característica. Bom, eu poderia ficar (e ficaria) um longo tempo elencando outros bons presságios. Porém, nada disso se tornará factível se neste momento não nos desarmarmos da vaidade, da pobreza de ideias ou a falta dela, críticas levianas, discussões pequenas e ficarmos olhando só para a esquina sem a perspectiva de que o horizonte está além da muralha que nos guarda de sonhos e aventuras. Esse é o futuro que acredito.

Esta é a casa que comandará esses rumos. Esta é a cidade em que nasci, onde tenho minha família, trabalho e quero um dia olhar para trás e ter a certeza ter valido a pena toda essa dedicação. Santos, você me acolheu. Santos, você nos acolhe. Santos, muito obrigado por fazer deste momento um momento de pequena reflexão, porém nunca omissão em torná-la mais presente para todos nós. Parabéns Santos, nós te amamos.


Assessoria de Comunicação do vereador Douglas Gonçalves
(13) 3211-4100 ramal 4293