Desafios e avanços para a superação da violência contra a mulher

Tema é discutido em audiência pública

Dados registrados em 2018 no Brasil  mostram que 536 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora e 1,7 milhão foram ameaçadas com faca ou arma de fogo! Os dados são da pesquisa "Visível e Invisível – A Vitimização de Mulheres no Brasil 2ª Edição" realizada pelo Datafolha e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ela revela também outros números alarmantes sobre as diversas violências sofridas por mulheres e seus contextos.

Uma importante oportunidade para debater o assunto é a audiência pública que vai tratar os "Desafios e avanços para a superação da violência contra a mulher", que será realizada no dia 13 de março, quarta-feira, às 18h30, na Câmara Municipal de Santos. A audiência foi proposta pela vereadora Audrey Kleys, que preside a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher.

O encontro contará com a participação especial da psicóloga Alícia Marcondes, da advogada Haiima Bauer e do gestor técnico do projeto "Tempo de Despertar", Sérgio Barbosa. Este projeto foi idealizado pela promotora de justiça, Maria Gabriela Manssur,  realizado em Taboão da Serra, voltado ao tratamento dos homens agressores, como medida socioeducativa para acabar com o ciclo da violência. Neste projeto-piloto, a reincidência de casos foi de apenas 3% e acabou virando lei municipal.

Nem todos os homens que cometem violência contra mulheres podem participar, apenas os casos de lesões corporais leves. "Trouxe a proposta para o Legislativo Santista, apresentando o projeto de lei "Respeitar", com o objetivo também de propor o tratamento do homem agressor. O projeto foi aprovado em primeira discussão, aguardando ser pautado para a segunda votação dos vereadores", afirma Audrey.

Esta será uma importante oportunidade para debater este assunto que hoje atinge milhares de famílias. A Câmara Municipal fica na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, na Vila Nova.

Álbum de Fotos