Dengue: vereador é entrevistado no CQC

Em 2013, Santos já registrou mais de 9 mil casos

Compartilhe!

3 curtiram

O vereador Evaldo Stanislau (PT) foi o âncora médico de uma reportagem do programa CQC sobre a epidemia de dengue no Brasil e que em Santos, este ano, já ultrapassou 9 mil casos, superando 2010, quando a doença havia atingido sua maior incidência. O parlamentar falou como médico infectologista no quadro \'Documento da Semana\' da atração, que foi ao ar segunda-feira (dia 3) à noite.

Programa que mistura humor e jornalismo, o CQC é exibido semanalmente pela TV Band e também pode ser assistido pela internet no site www.band.com.br/cqc.

“O governo precisa encarar o combate à dengue como prioridade permanente. É uma doença que, além do forte impacto na saúde pública e social, também têm reflexos negativos na economia”, enfatizou ao repórter Ronald Rios, que também conversou com um grande número de moradores de Santos. Em comum entre estes munícipes havia o fato de todos já terem sido infectados pelo aedes aegypti. Muitos também reclamavam do atendimento encontrado nas unidades de saúde.

Indagado por Ronald Rios se os hospitais da cidade estão preparados para dar conta da epidemia, o parlamentar foi taxativo em afirmar que não. “A dengue é uma doença simples de ser tratada, com hidratação, repouso e medicação, como paracetamol e dipirona. Porém, quando complica, demanda leitos de hidratação, observação e até UTI”, explicou o vereador, que preside a Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Santos.

Na entrevista, Evaldo Stanislau também informou que, “infelizmente, por questões climáticas, o vetor de transmissão da dengue veio pra ficar”. Além disso, o médico fez um alerta à população: “Os sintomas comuns da dengue são febre, dores articulares, musculares e atrás dos olhos, mal-estar, pequenas manchas e algum sangramento da gengiva ao escovar os dentes. Se a pessoa apresenta alguns deles combinados, deve procurar imediatamente uma unidade de Saúde”.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo
(13) 3219-1890