Demanda dos moradores da Baixada é discutida com Ecovias e Artesp

Operação subida, comboio e pedágio

A audiência pública sobre o Sistema Anchieta-Imigrantes, que aconteceu na manhã de sexta-feira (06/10), destacou temas Operação 2x8, valor do pedágio e Operação Comboio. Resultado de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir o assunto,  a audiência teve início às 10h30 no Auditório Zeny de Sá Goulart, com a presença de diversos munícipes, além de membros de conselhos e associações da nossa cidade.

Presidida pelo vereador Bruno Orlandi, a mesa estava composta pelo vereador, também membro da CEV, Augusto Duarte, pelo Superintendente da Artesp, Michael Rodrigues, pelo Gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias, Ronald Marangon, pelo Presidente da Comissão do Direito Tributário da OAB-Santos, Dr. Clóvis Talarico, representando o Coronel Telmo do 1º Batalhão da Polícia Rodoviária, Capitão Siqueira e o Chefe do PROCON-Santos, Dr. Rafael Quaresma.

Durante a abertura da audiência, Bruno Orlandi destacou, com uma apresentação de slides, a situação atual das operações adotadas nas rodovias, os impactos que causam para os moradores da Baixada Santista e a proposta para solucionar essa demanda tão antiga da população.
Sobre a Operação 2x8, o vereador destacou a dificuldade do morador da Baixada: “O usuário volta ao litoral e só pode utilizar duas pistas da Anchieta, tendo que descer com caminhões, enfrentando tráfego intenso, muitas vezes condições adversas daquelas que são propiciadas pela Imigrantes e pagando o mesmo valor”.

Entrando no segundo ponto da discussão, que foi o valor do pedágio, Orlandi questionou: “como é que nós pagamos o mesmo valor na Imigrantes e na Anchieta, se os serviços são diferentes?”. O terceiro tema da audiência foi a Operação Comboio, na qual os usuários que descem o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) param na altura do pedágio e, muitas vezes, não há sequer neblina ou serração naquela área, já que os visibilímetros que estão dispostos em todo o sistema rodoviário apontam a necessidade da operação, mas, em muitos casos, a neblina está apenas na interligação, impedindo que o fluxo de carros seja liberado em todo o sistema.

“Estamos levando esses pleitos à Ecovias e esperamos que eles sejam atendidos, seja com a mudança do local do ponto de retenção, com a criação de um novo pedágio, mas, que possa avançar significativamente, para que os nossos usuários, cidadãos santistas e da baixada consigam ter essa condição melhorada”, finalizou Bruno em entrevista ao vivo para o Jornal da Tribuna 1ª edição.

Assessoria de Imprensa -  Thais Alonso (MTB 83.026)
3211-4180/3211-4183
imprensa@brunoorlandi.com.br