Demanda dos Advogados Santistas é defendida na Câmara Municipal

Dia do Advogado foi comemorado com conquistas para a classe

Profissionais que lutam pela democracia e pela liberdade, no dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado. Em homenagem a classe, foi realizada solenidade na Câmara Municipal de Santos, a Sessão de autoria do vereador Bruno Orlandi (PSDB).

Presidida pelo vereador Adilson dos Santos Jr., Presidente da Câmara Municipal de Santos, a solenidade contou com a presença do Dr. Octávio Borba de Vasconcellos Filho, Assessor Especial representando o Prefeito de Santos, da Dra. Sonia Maria Pinto Catarino, representando o Presidente da OAB-SP, do Dr. Luiz Fernando Afonso Rodrigues, Presidente OAB-Santos, da Dra. Heloisa Helena de Sousa Moreira Ramos, representando a Associação dos Advogados de Santos, da Dra. Kátia Louro Cação, Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Santos e Região, além de amigos, familiares, vereadores da casa e muitos advogados convidados que ocuparam o Plenário Dr. Oswaldo de Rosis e as galerias.

Vereador e Advogado, Bruno Orlandi saudou todos os colegas de profissão em seu discurso, “é uma honra para mim participar dessa Sessão em homenagem a essa laboriosa classe, aos advogados, pela defesa intransigente dos direitos da constituição e sua luta pela liberdade ao longo dos anos na formação do Brasil, do Estado e da nossa cidade”.

CONQUISTAS À ADVOCACIA SANTISTA

Junto a OAB-Santos, Orlandi vem lutando pelos advogados santistas na Câmara Municipal de Santos, fazendo questão de compartilhar durante seu discurso de saudação os trabalhos apresentados, resultado de reuniões e da demanda histórica desses profissionais na cidade.

“Tivemos a oportunidade de fazer uma indicação ao Prefeito Municipal solicitando que todos os atos da COMINQ (Comissão Permanente de Inquéritos e Sindicâncias), onde todos os nossos advogados atuam, sejam despachados e intimados na pessoa do seu advogado”, destacou Bruno. A solicitação veio através da OAB-Santos e foi apresentada pelo vereador (indicação Nº 2193/17), propondo que o envio do despacho final dos processos da COMINQ seja feito pelos advogados que patrocinam o processo em questão.

Outra proposição feita pelo vereador (requerimento Nº 2725/17) veio a pedido da Comissão de Direito Tributário da OAB-Santos, solicitando estudos para conceder a isenção de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) aos advogados inscritos no Cadastro de Contribuintes Mobiliários, a exemplo de São Paulo (Lei nº 14.864/2008). “Nós sabemos que o percentual de ISS que um advogado em início de carreia contribui para o Município tem um impacto pequeno no orçamento municipal, mas é de grande relevância na sua caminhada jurídica”, ressaltou.

Mais um destaque foi a solicitação de suspensão dos prazos processuais nos termos do Novo Código de Processo Civil de 16/03/15, no período de 20/12 a 20/01, como já é aplicado nos órgãos do Poder Judiciário. Percebida a possibilidade, o requerimento Nº 2974/17 virou Decreto Nº 7.837 de 11 de Agosto de 2017, publicado no Diário Oficial de Santos em 14/08.

Mas a grande conquista da noite ficou a cargo do Projeto de Lei Complementar (PLC Nº 40/17) apresentado em Sessão Ordinária na noite anterior (10/08), determinando que fosse criado o Plano de Cargos e Salários para os advogados públicos da Prefeitura Municipal de Santos. “Era uma luta muito antiga, é uma satisfação enorme poder colaborar com essa classe e apresentar essa legislação”, afirmou Bruno.

A luta desses servidores é antiga, considerando a histórica desigualdade no quadro dos Advogados na Prefeitura de Santos, que não consegue manter os profissionais pela remuneração oferecida, gerando sobrecarga nos serviços que são essenciais ao Poder Público. Diante do aumento das demandas da sociedade e buscando manter qualidade dos serviços, a valorização da categoria faz-se necessária.

Confira as fotos da solenidade em: http://www.brunoorlandi.com.br/dia-do-advogado-e-comemorado-com-conquistas-na-camara-de-santos

Assessoria de Imprensa: Thais Alonso (MTB 83.026)
3211-4180/3211-4183
imprensa@brunoorlandi.com.br