Debate analisa alternativas

Impactos da ligação serão discutidos

Compartilhe!

Curtir
Urbanistas, gestores e a população fazem, nesta quarta-feira (7 de maio de 2014), um debate técnico sobre o projeto de ligação seca entre Santos e Guarujá. O objetivo é discutir alternativas além da defendida pelo Governo Estadual e os impactos da obra no meio urbano da Baixada Santista. O evento acontece, a partir das 19h, no auditório da Unimes (Rua da Constituição, 374, com entrada pela Rua Conselheiro Saraiva, 31 – Vila Nova – Santos). A inciativa envolve diversos atores sociais.

Um dos pontos altos do debate será a apresentação feita pelo arquiteto e urbanista Manoel Lemes. Doutor pela USP e com forte atuação na área de planejamento urbano regional, Lemes fará uma exposição sobre projetos semelhantes pelo mundo, suas características e impactos nas comunidades. Além disso, em sua fala também avaliará especificamente as alternativas de ligação seca entre as duas cidades e as projeções de desdobramentos para o futuro.

“Esta será uma importante oportunidade de ampliar a discussão em torno deste projeto estratégico para o futuro da região. Todos queremos a ligação seca Santos-Guarujá, mas o açodamento da decisão para atender ao calendário eleitoral não pode deixar nas cidades uma cicatriz irremediável”, argumenta o vereador Evaldo Stanislau (PT), que será um dos debatedores. O parlamentar defende que há alternativas menos impactantes do que a do traçado escolhido pelo Governo Estadual.

Durante o evento, serão discutidos pontos pendentes do projeto definido pelo Estado. Um deles é a real área de influência das mudanças no viário santista, já que estão previstas ampliação de ruas e consequentes desapropriações até próximo do Canal 3. Outro é com relação ao uso ou não da nova ligação por caminhões que abastecem as duas margens do Porto. A Prefeitura de Santos nega esta possibilidade, mas a Dersa, estatal responsável pela iniciativa, confirma.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo
(13) 3219-1890