DDM pode ter apoio de equipe multidisciplinar

Objetivo: atendimento jurídico, assistencial e psicológico

Compartilhe!

1 curtiu

A formalização de um convênio entre o Município e o Governo do Estado pode resultar na implantação de uma equipe multidisciplinar na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
A vereadora Fernanda Vannucci (PPS) apresentou requerimento, fruto do trabalho que já desenvolveu na Coordenadoria de Políticas para Mulher, quando levou os profissionais das áreas Jurídica, de Assistência Social e da Psicologia para atendimento às mulheres vitimizadas na própria delegacia.

“Esses profissionais faziam os primeiros atendimentos: orientando a mulher na questão jurídica, como proceder com os seus direitos e de seus filhos na área da assistência social e, por fim, o acolhimento psicológico, por conta das consequências desencadeadas a partir da agressão”, explica a vereadora.

Histórico
As delegacias da Mulher constituem a principal política pública de combate e prevenção à violência contra a mulher no Brasil. A primeira unidade, inédita no País e no mundo, surgiu em 1985 na cidade de São Paulo, através do Decreto Nº 23.769/85, durante o governo Franco Montoro.

Entre as competências das delegacias estão: investigar e apurar delitos de lesão corporal, ameaça, constrangimento ilegal, atentado violento ao pudor e adultério. A lesão corporal e ameaça constam como os tipos de crimes mais registrados nas Delegacias da Mulher no Estado de São Paulo.

Assessoria da vereadora Fernanda Vannucci
Silvia Barreto
barreto.silvia@gmail.com
(13) 3211-4165 / 7803-4968 (ID: 85*19414)