Crianças e adolescentes devem ter direito a mobilidade

E se suas crianças, mesmo longe de casa, conseguissem participar de oficinas gratuitas?

Muitas vezes, as crianças e adolescentes da Baixada Santista ficam vulneráveis a violência ao sair de suas casas, escolas e afins. E mesmo a Prefeitura oferecendo oportunidades para estas crianças com programas de esportes, lazer e cultura, as mesmas não conseguem ir a esses locais, por falta de condições financeiras para se transportarem.

Em maio, o Vereador Geonísio Aguiar, Boquinha (PSDB), apresentou, na Câmara de Santos, um requerimento solicitando que estas crianças e adolescentes, atendidas por programas governamentais de cotas sociais, tenham direito ao Passe Livre como á garantida de locomoção ao programa.

Ou seja, o Passe Livre irá garantir à criança, o direito de ir e vir destes programas sociais, sem que as mesmas fiquem nas ruas vulneráveis a violência. Porém, estas crianças devem estar matriculadas em programas sociais da Prefeitura, como Escola de Música, Oficina Pagu, Projetos Poliesportivos, cursos livres, aulas de danças e teatro, entre outros.

A ideia do Vereador Boquinha é implantar o sistema o quanto antes na Prefeitura, para que todas as crianças e adolescentes consigam ir até esses locais e voltar para suas casas em segurança. "A prefeitura oferece ótimos programas sociais e gratuitos para as crianças e adolescentes, e muitos destes programas estão ligados ao esporte. Porém, na maioria das vezes, eles não conseguem ir às oficinas, porque ficam distantes de suas casas e não têm condições financeiras para bancar o trajeto de ida e volta".

Para que isto seja executado, a Prefeitura teria que criar um programa para atender este tipo demanda. E no requerimento em que o Vereador fez em 18 de maio deste ano, o mesmo pede que seja realizado um estudo pela Prefeitura para que a ideia do Passe Livre seja colocada o quanto antes em prática. Mas até hoje, a Prefeitura de Santos não emitiu nenhuma resposta sobre o assunto.

O centro da cidade é um exemplo de como os moradores da região são esquecidos. "Se houvesse mais equipamentos de esportes e lazer para que todos pudessem usufruir e deixar a área um pouco mais dinâmica e fora da violência seria perfeito. Porém, falta demanda para que isso aconteça", afirma o Vereador.

O Passe Livre para crianças e adolescentes está amparado pela Lei estadual 15.692 de 19 de fevereiro de 2015 que concede o passe para irem e voltarem de suas escolas.

Gabinete do Vereador Geonísio P.  Aguiar (Boquinha) -
Contato:
Assessoria de Imprensa- Sara Hoffmann.